ESA realiza com sucesso primeiro lançamento de um foguete Vega-C
Por Rafael Rigues |

A Agência Espacial Europeia (ESA) realizou com sucesso nesta quarta-feira (13) o primeiro lançamento do VEGA-C, um foguete projetado para o envio de cargas de médio porte à órbita terrestre.
- O que mudou na exploração espacial nos últimos 10 anos?
- Veja que foto o Hubble tirou no dia do seu aniversário
A missão inicial partiu do Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana Francesa, às 10h13, horário de Brasília. A carga consistia em seis satélites de pequeno porte (cubesats) e um satélite italiano de quase 300 quilos chamado Laser Relativity Satellite-2 (LARES-2), que será colocado em uma órbita inclinada a 5.893 km de distância da Terra para testar aspectos da Teoria da Relatividade de Albert Einstein.
O VEGA-C é um "upgrade" do VEGA original, agora capaz de levar até 2,3 toneladas a uma altitude de 700 km, contra a 1,5 tonelada do modelo anterior, que está sendo aposentado. O motor do primeiro estágio, chamado P120C, é o mesmo que será usado no futuro foguete Ariane 6, ainda em desenvolvimento.
A construção do Complexo de Lançamento de onde o Ariane 6 será enviado ao espaço foi concluída em setembro passado. Atualmente, o primeiro protótipo do foguete está sendo preparado para sua viagem inaugural, que deve acontecer em 2023.
Fonte: SpaceNews