Publicidade

Veja que foto o Hubble tirou no dia do seu aniversário

Por| 13 de Julho de 2022 às 11h51

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre NASA

Em órbita da Terra há mais de três décadas, o Telescópio Espacial Hubble observa o espaço 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que ele já tirou um monte de fotos de planetas, estrelas, galáxias e aglomerados espalhados pelo universo. E ao contrário do que muita gente pensa, essas fotos não são guardadas a sete chaves como um segredo pelos cientistas: todas elas estão disponíveis ao público.

Por isso, não é nada difícil descobrir que foto o Hubble tirou no dia do seu aniversário. Na verdade, em comemoração aos 30 anos de operação do telescópio, a NASA criou um site especialmente para isso, o "What did Hubble see on your birthday?".

Como ver que foto o Hubble tirou no dia do seu aniversário

Continua após a publicidade

O site é muito fácil de usar. Basta escolher o mês em Select Month, o dia em Select Date e clicar no botão Submit. Infelizmente, não dá para escolher um ano. Em segundos, você verá na tela uma foto feita na data escolhida. Por exemplo, quem nasceu em 15 de dezembro ganhou "de presente" esta bela imagem da galáxia M81.

Calma, tem mais! Note que sobre a imagem há uma caixa de texto com uma breve descrição. Se você clicar em See Full Image verá a imagem sozinha, em tamanho real. A resolução é geralmente bem alta, suficiente para usar como papel de parede do PC ou do celular.

Como saber mais sobre as fotos que o Hubble tirou no seu aniversário

Continua após a publicidade

Mas se você realmente quiser aprender mais sobre o universo, clique em More Info. Você será levado a uma página que contém outras versões da imagem (como diferentes tamanhos e recortes) e um texto com ainda mais informações sobre o que aparece nela.

Foi assim que descobri, por exemplo, que no dia do meu aniversário o Hubble fotografou uma galáxia espiral chamada NGC 300, a 6,5 milhões de anos-luz de nós. E mesmo tão longe, ela é uma de nossas vizinhas mais próximas!

Continua após a publicidade

Recentemente a NASA começou a divulgar as imagens feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, que tem resolução ainda melhor do que o Hubble. E é provável que em breve a agência inaugure um acervo público similar, com fotos ainda mais incríveis. Mal podemos esperar.