Publicidade

ESA finaliza construção de complexo de onde o foguete Ariane 6 será lançado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Setembro de 2021 às 18h30

Link copiado!

ESA–S. Corvaja
ESA–S. Corvaja

Nesta terça-feira (28), a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a inauguração de um novo complexo de lançamentos, construído para as operações do foguete Ariane 6. As novas instalações ficam no espaçoporto europeu na Guiana Francesa e podem até ser vistas do espaço, de tão grandes que são. Agora, a ESA avança mais um passo no desenvolvimento do foguete, seguindo também para testes da base para prepará-la para sua primeira campanha. 

Daniel Neuenschwander, diretor de transportes espaciais na ESA, afirma que o complexo de lançamentos do Ariane 6 é uma grande conquista. “Ele representa uma parte vital de um programa de intensa atividade no espaçoporto da Europa, para prepará-lo para o primeiro voo do próximo veículo de lançamentos de última geração da ESA”, disse, em um comunicado. O Ariane 6 é o novo veículo lançador da Europa e irá substituir o Ariane 5 e, quando estiver pronto, ele irá oferecer mais performance e flexibilidade que seu antecessor.

Continua após a publicidade

As novas instalações contam com estruturas complexas instaladas na superfície e abaixo do solo, projetadas especialmente para dar suporte aos lançamentos do Ariane 6, estimados para acontecer na próxima década. Os componentes foram produzidos através de uma parceria entre a agência espacial francesa CNES e parceiros europeus da indústria. Assim, o complexo de lançamentos do Ariane 6 foi criado para otimizar tanto a performance do sistema quanto o fluxo de operações. 

Para isso, o design das novas instalações foi desenvolvido a partir de lições aprendidas durante a construção e operação dos complexos de lançamentos de foguetes Ariane, Vega e Soyuz, já existentes. Há três elementos principais do complexo — um deles inclui a base de lançamentos, que mede 28,5 m de profundidade e 200 m de largura e é equipada com dois dutos de exaustão, além de uma torre móvel e o prédio de montagem do veículo de lançamentos. 

Em seu centro fica a mesa de lançamentos, uma estrutura que protege os sistemas de suporte que vão sustentar o peso do foguete. A mesa pesa 700 toneladas, tendo 4 m de altura, 20 m de comprimento e 18 m de largura. Outro elemento é a torre móvel, onde acontecerá a integração final do Ariane 6. A torre mede 90 m de altura e 50 m de largura, e irá proteger o foguete na mesa de lançamentos durante cada campanha. Quando chegar o momento de posicioná-lo na vertical, os engenheiros vão usar plataformas para instalar o núcleo central na mesa, acrescentar os propulsores de acordo com a configuração do lançamento e integrar a carenagem que abriga a carga útil. 

Continua após a publicidade

Por fim, o núcleo e os estágios superiores do foguete serão integrados horizontalmente, dentro do prédio de montagem, que mede 20 m de altura, tem 112 m de comprimento e 41 m de largura, ficando a aproximadamente 1 km da zona de lançamento. Depois, o veículo de lançamento será preparado para ir à zona de lançamento. Com a integração horizontal, o custo das instalações e da integração do lançador ficam reduzidas e oferecem um nível mais alto de flexibilidade e potencial de crescimento, além de facilitar o acesso ao foguete.

Fonte: ESA