Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ensaio geral do poderoso foguete SLS da NASA é remarcado para esta segunda (4)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Abril de 2022 às 10h28

Link copiado!

NASA
NASA

O último ensaio geral com o poderoso foguete Space Launch System (SLS), da NASA, foi remarcado para as 15h40 (horário de Brasília) desta segunda-feira (4). O teste, que antecede a missão Artemis I, estava previsto para este domingo (3), mas problemas de pressurização comprometeram a segurança da operação.

Na noite desse domingo, a NASA informou que problemas de pressurização no sistema de lançamento impediram os técnicos de carregarem o foguete com os propelentes em segurança, adiando para o ensaio para esta segunda.

Continua após a publicidade

Em nota, a agência espacial disse que foi devido à incapacidade de pressurizar o lançador móvel — plataforma que suporta o foguete até o lançamento. Os ventiladores desse suporte não conseguiram manter a pressão positiva, o que é fundamental para evitar gases perigosos.

O teste, conhecido como “ensaio molhado”, é uma espécie de resumo de todas as operações envolvidas no primeiro lançamento oficial do SLS. O ensaio inclui o abastecimento do sistema de 98 metros de altura com mais de 700 mil galões de propelente.

O ensaio teria acontecido no sábado (2) se o clima no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, tivesse permitido. Um raio, inclusive, atingiu uma das torres ao redor da plataforma de lançamento. A equipe do local disse que foi um dos mais fortes já vistos desde a instalação do sistema contra raios.

Continua após a publicidade

Até o fim desta nota, o Exploration Ground Systems, da NASA, havia informado que a equipe responsável por gerenciar a missão aprovou o prosseguimento do ensaio, além de ressaltar que o tempo está favorável.

O foguete SLS está programado para lançar a nave Orion a uma viagem não tripulada ao redor da Lua, através da missão Artemis I — a primeira do Programa Artemis, da NASA, destinada a retornar com a humanidade ao satélite natural da Terra —, prevista para maio.

Fonte: NASA, Via The Verge