Elon Musk no Brasil: Starlink deve ser levada à Amazônia

Elon Musk no Brasil: Starlink deve ser levada à Amazônia

Por Rafael Rigues | 20 de Maio de 2022 às 10h05
Wikimedia Commons

Elon Musk, bilionário fundador da SpaceX e CEO da Tesla, chegou ao Brasil nesta sexta-feira (20) para discutir a conectividade e proteção da Amazônia com o governo do país. A chegada de Musk foi divulgada pelo ministro das comunicações Fábio Faria e o encontro aconteceu no hotel Fasano Boa Vista, localizado no interior do estado de São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro havia mencionado na quinta-feira (19) um “encontro com uma pessoa muito importante, que é reconhecida no mundo todo”, mas não afirmou que tal encontro seria, de fato, com Musk. Já durante a manhã desta sexta (20), o ministro Fábio Faria fez uma publicação no Twitter afirmando que, a convite dele, o bilionário viria ao país.

A visita de Elon Musk ocorre após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conceder o direito de exploração no Brasil dos satélites de internet Starlink, da SpaceX, autorizando a operação do serviço no território nacional até 2027. A decisão da Anatel veio após uma reunião do ministro e Musk no ano passado.

Conectando escolas com a internet Starlink

Na época, o ministro fez uma publicação no Instagram que descrevia que, através de parcerias com a SpaceX, escolas rurais e comunidades remotas no Brasil poderiam ter acesso à internet. Em seu perfil no Twitter, Faria publicou duas fotos com o bilionário, e mencionou o desafio de "conectar a amazônia".

Também em um post em seu perfil no Twitter nesta sexta-feira (20), Musk confirmou o tema da visita. Segundo o bilionário, 19.000 escolas em áreas rurais serão conectadas à Internet via Starlink:

Durante a visita, Musk foi agraciado com uma medalha de honra ao mérito. Uma foto do bilionário, já condecorado, foi publicada no Twitter por Ciro Nogueira, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Muitas promessas, nada concreto

Fonte: Com informações de G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.