Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk no Brasil: Starlink deve ser levada à Amazônia

Por| 20 de Maio de 2022 às 10h05

Link copiado!

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
Tudo sobre SpaceX

Elon Musk, bilionário fundador da SpaceX e CEO da Tesla, chegou ao Brasil nesta sexta-feira (20) para discutir a conectividade e proteção da Amazônia com o governo do país. A chegada de Musk foi divulgada pelo ministro das comunicações Fábio Faria e o encontro aconteceu no hotel Fasano Boa Vista, localizado no interior do estado de São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro havia mencionado na quinta-feira (19) um “encontro com uma pessoa muito importante, que é reconhecida no mundo todo”, mas não afirmou que tal encontro seria, de fato, com Musk. Já durante a manhã desta sexta (20), o ministro Fábio Faria fez uma publicação no Twitter afirmando que, a convite dele, o bilionário viria ao país.

Continua após a publicidade

A visita de Elon Musk ocorre após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conceder o direito de exploração no Brasil dos satélites de internet Starlink, da SpaceX, autorizando a operação do serviço no território nacional até 2027. A decisão da Anatel veio após uma reunião do ministro e Musk no ano passado.

Conectando escolas com a internet Starlink

Na época, o ministro fez uma publicação no Instagram que descrevia que, através de parcerias com a SpaceX, escolas rurais e comunidades remotas no Brasil poderiam ter acesso à internet. Em seu perfil no Twitter, Faria publicou duas fotos com o bilionário, e mencionou o desafio de "conectar a amazônia".

Continua após a publicidade

Também em um post em seu perfil no Twitter nesta sexta-feira (20), Musk confirmou o tema da visita. Segundo o bilionário, 19.000 escolas em áreas rurais serão conectadas à Internet via Starlink:

Durante a visita, Musk foi agraciado com uma medalha de honra ao mérito. Uma foto do bilionário, já condecorado, foi publicada no Twitter por Ciro Nogueira, Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Continua após a publicidade

Muitas promessas, nada concreto

Apesar da expectativa, nenhum acordo concreto entre a Starlink e o governo federal foi anunciado, e o encontro entre Musk e Bolsonaro terminou sem detalhes, prazos nem valores. "É a primeira vinda aqui, um primeiro contato, o início de um namoro. Tenho certeza que vai acabar em casamento brevemente. Ele é uma pessoa bastante objetiva e quer concretizar o seu sonho de forma mais rápida possível", afirmou o presidente em uma coletiva ao final do evento.

Vale mencionar que a expectativa de uso da Starlink para "monitoramento ambiental" da Amazônia é no mínimo curiosa, já que os satélites da constelação não tem nenhuma capacidade de monitoramento de solo ou câmeras de qualquer tipo: eles são construídos puramente para o tráfego de dados.

Continua após a publicidade

Isso não impede que sejam usados como "meio de transporte" para a coleta de dados de sensores em solo. Ou talvez a SpaceX esteja planejando usar outro tipo de satélite no papel de monitoramento. Mas sem detalhes, só nos resta esperar para saber como o programa será colocado em prática.

Fonte: Com informações de G1