Eclipse solar total é visível a qualquer hora nesta ferramenta
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Um aguardado eclipse solar total vai acontecer em 8 de abril, mas infelizmente não vai ser visível do Brasil. Isso não significa que você precisa ficar de fora do evento, pois a NASA disponibilizou sua nova ferramenta Eclipse Watch, que exibe eclipses solares totais em tempo real.
- 5 curiosidades sobre o eclipse solar de abril
- Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?
Com a Eclipse Watch, dá para observar a coroa solar (a atmosfera externa do Sol) em imagens capturadas do espaço pelo observatório SOHO, sigla de Solar and Heliospheric Observatory. Esta é uma missão conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia que fica a 1,6 milhão de quilômetros da Terra.
A cada atualização da página, a Eclipse Watch exibe uma nova foto feita pela sonda com a ajuda do instrumento LASCO. O componente conta com um coronógrafo, ou seja, um disco que bloqueia a luz solar, como se fosse um eclipse artificial.
Assim, os cientistas conseguem estudar partes da atmosfera do Sol que, normalmente, ficariam ofuscadas por sua luz. A ferramenta dá um gostinho do que esperar do eclipse solar: quando o grande dia chegar, a Lua vai cobrir o Sol por alguns minutos, revelando sua atmosfera.
Neste momento, algumas estruturas do nosso astro podem se tornar visíveis em solo. O LASCO cobre uma área maior do Sol em comparação com a Lua, ou seja, quem puder ver o fenômeno ao vivo vai ter a oportunidade de conferir ainda mais detalhes da atmosfera solar.
O que é eclipse solar total?
Eclipses solares totais acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, escondendo totalmente o disco solar. Quem estiver nas regiões em que for possível ver a sombra da Lua cobrindo o Sol por inteiro (o chamado “caminho da totalidade”) vai experimentar alguns minutos de escuridão durante o dia.
A faixa da totalidade do eclipse solar de abril se estende pelo México, Estados Unidos e Canadá; fora dela, observadores vão ver um eclipse solar do tipo parcial. Vale lembrar que é seguro ver o fenômeno sem proteção só durante a fase total do eclipse, enquanto o Sol está totalmente oculto pela Lua. Observar qualquer parte do nosso astro sem proteger os olhos causa danos à visão.
Fonte: NASA