Publicidade

Destaques da NASA: Terra e Lua, estrela e + nas fotos astronômicas da semana

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Janeiro de 2024 às 09h00

Link copiado!

NASA, Artemis I, A. Saunders/R. Pratt/A. Symon
NASA, Artemis I, A. Saunders/R. Pratt/A. Symon

Chegou o momento de conferir as últimas fotos destacadas pela NASA durante a semana no site Astronomy Picture of the Day. Por aqui, apareceram nebulosas, estrelas e a Lua, que foi registrada em diferentes perspectivas.

Ainda, há também imagens de alguns fenômenos curiosos, como pilares de luz registrados no céu da Finlândia e um registro de uma nevasca ocorrida nos Estados Unidos em 1938, tão intensa que a neve cobriu a maior parte de um poste.  

Não se esqueça de conferir a galeria de fotos no fim do texto! 

1. Foguete Falcon Heavy

Continua após a publicidade

Enquanto 2022 chegava ao fim, a SpaceX lançou a missão USSF-52 com seu foguete Falcon Heavy no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Cerca de dois minutos e 20 segundos depois de deixar a plataforma, os propulsores  do veículo se separaram do estágio central. 

A sequência de fotos destacadas pela NASA na semana começa com uma foto feita com longa exposição, que capturou as manobras dos propulsores antes de retornarem para a zona de pouso. 

2. Nevasca de 1938

Parte do estado de Michigan, nos Estados Unidos, enfrentou uma dura nevasca em 1938: um metro de neve nova caiu em apenas dois dias durante uma tempestade, e com a ajuda do vento, a neve se acumulou em alturas surpreendentes. Uma das fotos do fenômeno registrou um poste de luz com quase toda a sua estrutura coberta pela neve.  

Continua após a publicidade

3. Lua e montanha

Outra bela imagem mostra a Lua parcialmente iluminada enquanto estava na fase quarto minguante. Nosso satélite natural oferece visões espetaculares por si só, mas nesta imagem, a cena ficou ainda mais especial: o fotógrafo conseguiu registrar a Lua e seu terminador (a linha que divide a parte iluminada e a escura) praticamente alinhado com a montanha Grivola na Itália, que também estava parcialmente iluminada.

📷 Leia mais: Lua e montanha na Itália são a foto astronômica de segunda-feira (22)

4. Nebulosas

Continua após a publicidade

O fotógrafo Alistair Symon criou um mosaico de 28 fotos, que mostram de uma só vez a Nebulosa da Cabeça de Cavalo, da Água-Viva, da Gaivota, da Califórnia e muitas outras. Elas foram registradas junto de objetos belíssimos, como o aglomerado estelar das Plêiades, o Laço de Barnard e muito mais. Será que você vai conseguir encontrar todos os objetos na galeria?

5. Terra e Lua 

Em outra foto destacada pela NASA, temos a Terra e a Lua vistas de longe em toda a sua beleza. A imagem foi capturada em 2022 pelas câmeras da cápsula Órion enquanto viajava pelo espaço durante a missão Artemis I. No momento, a NASA trabalha na Artemis II, que tem lançamento programado para 2025. 

📷 Leia mais: Terra e Lua são a foto astronômica de quarta-feira (24)

Continua após a publicidade

6. Pilares de luz

Pilares de luz coloridos e vastos surgiram no céu de Jyväskylä, na Finlândia, durante o mês de janeiro, e fazem parte das fotos destacadas. Eles são formados quando pequenos cristais de gelo na atmosfera refletem a luz de alguma fonte (como postes de iluminação urbana) para o céu, criando colunas luminosas.  

📷 Leia mais: Pilares de luz são a foto astronômica de quinta-feira (25)

7. Estrela Epsilon Tauri

Continua após a publicidade

A estrela Epsilon Tauri é o astro — com o perdão pelo trocadilho! — na última foto destacada pela NASA na semana. Ela fica a 146 anos-luz da Terra e é mais fria que o Sol, mas é muito maior e brilha quase 100 vezes mais que nosso astro. Em 2006, astrônomos descobriram que a estrela é orbitada pelo planeta Epsilon Tauri b, um gigante gasoso maior que Júpiter.

📷 Leia mais: Estrela gigante é a foto astronômica de sexta-feira (26)

Clique e confira a galeria de fotos

Continua após a publicidade

Fonte: APOD