Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: pilares de luz são a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Janeiro de 2024 às 15h00

Link copiado!

Harri Kiiskinen
Harri Kiiskinen

A foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (25) mostra um fenômeno luminoso registrado no céu de Jyväskylä, na Finlândia. Em 16 de janeiro, o frio era tanto que pequenos cristais de gelo se formaram na atmosfera, criando os chamados pilares de luz. 

Naquela noite, a temperatura ficou por volta de -20 ºC. Conforme os cristais se formaram, eles refletiram a luz dos postes nas ruas e formaram pilares de luz no céu, que são longos feixes luminosos. 

Confira os raios na foto abaixo:

Continua após a publicidade

Esta imagem tem perspectiva pouco comum porque foi feita com uma câmera do tipo allsky, criada para capturar imagens completas do céu. Na foto, as luzes refletem a iluminação da rua. 

Os pilares de luz podem ser formados pela luz refletida pela Lua ou pela iluminação urbana, como foi o caso da foto acima, e podem ser observados em qualquer momento da noite. 

O que são pilares de luz?

Continua após a publicidade

Os pilares de luz são fenômenos formados por feixes de luz que se estendem na vertical seguindo a direção de alguma fonte luminosa. Esta fonte pode ser tanto o Sol quanto alguma outra luz baixa no horizonte.

Eles são formados quando a luz de alguma fonte é refletida na superfície de cristais de gelo minúsculos na atmosfera, associados a alguns tipos de nuvens. Estes cristais têm superfície alongada e se movem levemente. 

Quando o fenômeno é formado pela luz solar, ele passa a ser chamado de pilar do Sol. Neste caso, os pilares se formam com mais frequência quando nosso astro está baixo no céu, como ocorre antes do pôr do Sol ou pouco após o amanhecer.

Fonte: APOD