Publicidade

Destaque da NASA: Terra e Lua na Artemis I são foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Novembro de 2023 às 13h30

Link copiado!

NASA, Artemis I
NASA, Artemis I

A foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nesta quinta-feira (30) foi tirada durante a missão Artemis I. A imagem mostra parte da espaçonave Orion, junto da Terra e da Lua visíveis ao fundo.

A Artemis I foi lançada em 16 de novembro de 2022 no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Aquele foi o primeiro teste de voo da cápsula Órion e do foguete Space Launch System (SLS) integrados.

Sem tripulação, a Artemis I testou a segurança do foguete SLS e a capacidade de Órion alcançar a Lua, conduzir manobras orbitais e retornar para pousar em segurança no mar. No total, a missão durou 25 dias.

Continua após a publicidade

Esta foto foi tirada no 13º dia de voo na missão, mostrando a Terra e a Lua na escuridão do espaço junto de parte da estrutura da Orion. Em 20 de novembro, a espaçonave entrou na esfera de influência gravitacional da Lua.

Durante a viagem, a cápsula ficou a mais de 430 mil quilômetros da Terra e quebrou o recorde de maior distância já alcançada por uma espaçonave projetada para levar humanos. Até então, o marco anterior pertencia ao módulo de comando Odyssey, que ficou a 400.171 km do nosso planeta na Apollo 13.

A missão Artemis I

Continua após a publicidade

A Artemis I foi a primeira missão do programa Artemis, e foi desenhada para testar todas as tecnologias essenciais para as próximas etapas do programa. A Orion chegou à Lua no 6º dia da missão, ficando a apenas 130 quilômetros acima da superfície do nosso satélite natural.

Ela deixou a órbita lunar em 1º de dezembro, marcando o início da jornada de volta para a Terra. No dia seguinte, a espaçonave pousou na Península da Baixa Califórnia, no litoral do México, finalizando a missão.

Apesar de a nave não ter levado astronautas a bordo, isso não significa que os assentos dela estavam vazios. O do comandante, por exemplo, foi ocupado pelo manequim Commander Moonikin Campos, vestido com um traje projetado para proteger astronautas da radiação espacial.

Ele estava junto de Zohar e Helga, outros dois manequins que simularam astronautas mulheres nos demais assentos da Orion. O primeiro tinha um colete de proteção contra radiação, e o outro, não. Por fim, a “equipe” contou ainda com um boneco do simpático Shaun, o principal personagem da animação Shaun, o Carneiro.

Continua após a publicidade

Fonte: APOD