Destaque da NASA: Lua e Júpiter estão na foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A Lua, Júpiter e alguns dos satélites naturais do gigante gasoso aparecem juntos na foto astronômica destacada pela NASA nesta terça-feira (8). Os astros estiveram em uma bela conjunção durante o mês de junho, e voltam a se aproximar no céu em agosto.
- Céu de agosto | Superluas e conjunções são destaques do mês
- Como tirar fotos da Lua com câmeras digitais e smartphones?
Na imagem, a Lua aparece na fase crescente, com a parte esquerda de seu disco bastante iluminada. Já o lado direito tem brilho mais sutil, vindo da luz solar refletida pela Terra. O fenômeno é conhecido como Earthshine (ou brilho terrestre, em tradução livre).
Abaixo do satélite natural da Terra, está Júpiter e alguns de seus satélites naturais: da esquerda para a direita, estão as luas Calisto, Ganimedes, Io e Europa — delas, Io é a que aparece mais próxima do planeta.
Calisto, Ganimedes e Io são maiores que a nossa Lua, e Europa é levemente menor. As quatro luas mais internas de Júpiter são responsáveis pela poeira que forma quatro anéis de brilho fraco ao redor do planeta.
Luas de Júpiter
A foto mostra apenas quatro das luas de Júpiter, mas, na verdade, o gigante gasoso é orbitado por dezenas delas. No início de 2023, novos satélites naturais foram encontrados ao redor do planeta, aumentando para 92 a quantidade total de luas de Júpiter.
A maior parte das luas jovianas é pequena, e cerca de 60 delas mede menos de 10 km de diâmetro. As mais externas delas seguem em órbitas na direção oposta àquela do planeta, o que sugere que foram capturadas no passado pela forte gravidade de Júpiter.
Em meio a tantas luas, vale destacar as luas galileanas. Este grupo de quatro satélites naturais foi observado pelo astrônomo Galileu Galilei em 1610, e foram os primeiros objetos descobertos na órbita de outro corpo além do Sol e da Terra.
Fonte: APOD