Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Júpiter e Vênus em conjunção na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2023 às 20h30

Link copiado!

Michael Luy (Trier Observatory)
Michael Luy (Trier Observatory)

A conjunção de Júpiter e Vênus, ocorrida no início do mês, está na foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta quarta-feira (15). Durante a aproximação máxima, os planetas estavam separados por uma distância semelhante ao tamanho da Lua na fase cheia.

Os planetas estavam ficando cada vez mais próximos em nossa perspectiva desde fevereiro, mas foi somente no dia 1º de março que chegaram à aproximação máxima, rendendo fotos incríveis tiradas de diferentes lugares do mundo. No caso desta imagem, o fotógrafo registrou os planetas quando estavam prestes a chegar à aproximação máxima:

Continua após a publicidade

No fim de fevereiro, o espetáculo planetário ficou ainda mais completo com a Lua brilhando junto da dupla. Já nesta foto, tirada no entardecer, Vênus aparece mais brilhante que Júpiter. As conjunções acontecem quando dois objetos (como planetas, asteroides e até estrelas) parecem estar próximos um do outro no céu noturno.

Nos dias seguintes ao encontro, Vênus e Júpiter começam a se afastar; a partir do dia 10, o gigante gasoso desapareceu sob o horizonte. Ainda vai demorar alguns anos até estes planetas se unirem em uma nova conjunção: eles só vão se aproximar novamente em nossa perspectiva de observação durante a madrugada de 7 de fevereiro de 2032.

Próximos eventos astronômicos

Não pense que a conjunção planetária foi o único evento astronômico de março. No dia 20, às 18h25 no horário de Brasília, ocorrerá o equinócio de outono, que marca o início do outono no hemisfério sul e da primavera no norte. Neste dia, os dois hemisférios do planeta vão receber mais ou menos a mesma quantidade de luz solar.

Continua após a publicidade

Já abril será um mês agitado: entre os dias 16 e 25, ocorrerá a chuva de meteoros Líridas, cujo pico deve acontecer da madrugada do dia 22 para 23. Já no dia 20, às 22h36, acontecerá um eclipse solar híbrido, um tipo bastante raro. Como será noite no Brasil, o fenômeno não será visível.

Fonte: APOD