Destaque da NASA: aglomerado estelar Omega Centauri é foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O aglomerado estelar Omega Centauri brilha na foto destacada pela NASA nesta quinta (11). Ali existem cerca de 10 milhões de estrelas muito mais antigas que nosso Sol, distribuídas em uma região com 150 anos-luz de diâmetro.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Telescópio Hubble descobre mais pistas de buraco negro perto da Terra
Catalogado como NGC 5139, o aglomerado estelar Omega Centauri fica a 15 mil anos-luz da Terra. Ele é considerado um dos maiores e mais brilhantes aglomerados do tipo globular no halo da Via Láctea.
Grande parte dos aglomerados é feito de estrelas com a mesma idade e composição, mas Omega Centauri foge a esta regra. Ali, existem diferentes populações estelares, cada uma com idades e composições químicas próprias.
Esta e outras características levam os astrônomos a suspeitar que o aglomerado talvez seja o núcleo de uma antiga galáxia que foi devorada pela nossa no passado.
Inúmeras estrelas brilham na foto acima. Mesmo assim, talvez as de identificação mais fácil sejam as gigantes vermelhas, que se destacam em meio às suas vizinhas.
Aglomerado estelar Omega Centauri
Omega Centauri é um aglomerado estelar do tipo globular, ou seja, é um grupo de estrelas que orbita a Via Láctea fora do disco galáctico. Estes objetos costumam ter desde milhares a milhões de estrelas densamente agrupadas pela gravidade.
As estrelas em Omega Centauri estão tão próximas entre si que a distância média entre elas é de apenas 0,1 ano-luz — para comparação, considere que Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, fica a 4,25 anos-luz de nós!
Parece que as estrelas ali não estão sozinhas. Em um novo estudo, pesquisadores usaram o telescópio Hubble para observar o aglomerado e descobriram mais evidências de que ali existe um buraco negro.
Fonte: APOD