Crença em visitas alienígenas à Terra está tomando proporções preocupantes
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •
Com as redes sociais e milhares de vídeos em baixa resolução, a crença de que alienígenas já visitaram o planeta Terra ou que estão entre nós está em alta. Cerca de 50% dos britânicos parecem acreditar em vida extraterrestre, sendo que um quinto (22%) aposta que os seres de outro mundo já visitaram o nosso planeta, segundo levantamento da empresa YouGov. Isso apenas demonstra o quão bem aceitas são essas ideias, mas há alguns elementos potencialmente preocupantes.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Afinal, quais as chances de confirmarmos a existência de vida extraterrestre?
- Microrganismos das profundezas da Terra podem dar pistas sobre vida em Marte
"Essa crença [sobre visitas extraterrestres] é um pouco paradoxal, pois não temos nenhuma evidência [concreta] de que alienígenas existam”, afirma Tony Milligan, pesquisador do King's College London (Reino Unido), em artigo para a plataforma The Conversation.
Independentemente disso, inúmeras ocorrências de UAPs (fenômenos anômalos não identificados, em inglês) ou óvnis (objetos voadores não identificados) são usadas, informalmente, como possíveis provas desse contato.
Entretanto, “dadas as grandes distâncias entre os sistemas estelares, parece estranho que só aprendamos sobre eles [os ETs] em uma visita. É mais provável que as evidências de alienígenas venham de sinais de planetas distantes”, sugere o pesquisador Milligan.
Na visão do especialista, essa crença se torna preocupante, quando envolve os três seguintes fatores: teorias da conspiração, desvalorização da ciência e desrespeito a culturas antigas. Milligan defendeu esses argumentos recentemente em um artigo publicado na revista Proceedings of the International Astronomical Union.
Teorias da conspiração sobre alienígenas
Entre os elementos mais preocupantes, estão as teorias da conspiração envolvendo o ocultamento de informações por parte dos governos, especialmente o Pentágono dos Estados Unidos, e por uma suposta elite financeira global. Em tese, eles manteriam a verdade escondida sobre as visitas alienígenas.
Essas ideias de ocultação são bastante populares entre os norte-americanos. Quase 70% dos estadunidenses acredita que "o governo dos EUA sabe mais sobre óvnis do que está contando", como aponta levantamento da Gallup.
"Tudo isso está, em última análise, encorajando teorias da conspiração, que podem minar a confiança nas instituições democráticas", destaca o pesquisador Milligan.
Impacto na divulgação científica
Se a vida extraterrestre existir, ela não deve se assemelhar aos ETs verdes e nem às criaturas reptilianas que se popularizaram ao longo das últimas décadas através de filmes e seriados, com destaque para o Arquivo X. Os alienígenas mais próximos de serem descobertos são “simples” micróbios e pequenos organismos, que cresceram em ambientes desfavoráveis e hostis.
Inclusive, a vida extraterrestre microbiana é um dos focos dos cientistas que se dedicam a uma área conhecida como astrobiologia. A recente descoberta de que pode existir uma grande reserva de água líquida "escondida" no subsolo de Marte tem dado um novo impulso a essas ideias. Afinal, a água é a base da vida como a conhecemos hoje.
Embora isso ainda esteja no campo especulação, essas hipóteses embasadas cientificamente acabam perdendo espaço para “histórias estranhas” sobre visitas alienígenas à Terra, sem fundamento.
Desvalorização de culturas antigas
Por fim, um dos aspectos mais preocupantes da crença em alienígenas que visitam o nosso planeta está na desvalorização de culturas antigas. Escondido sob o argumento de “ajuda” espacial, muitas pessoas questionam a autoria de monumentos construídos no antigo Egito e pelas grandes civilizações da América do Sul e da América Central, como os Maias.
É como se esses povos não tivessem tecnologia e saberes suficientes para deixar a sua marca na história. Para Milligan, essas ideias tentam “sequestrar e sobrescrever a história e a mitologia dos povos indígenas”.
"Está cada vez mais claro que a crença em visitas alienígenas não é mais apenas uma especulação divertida, mas algo que tem consequências reais e prejudiciais”, completa o pesquisador.
Fonte: The Conversation, YouGov, Proceedings of the International Astronomical Union, Gallup