Brasileiros se interessam por OVNIs, e evento sobre o tema acontece em novembro

Por Patrícia Gnipper | 21 de Outubro de 2019 às 21h10

A vida extraterrestre está entre os termos mais buscados pelos brasileiros, de acordo com dados do Arquivo Nacional. O site do SIAN, por sinal, permite que qualquer pessoa busque por documentos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), bastando preencher um cadastro para o acesso.

Ali, estão registradas mais de 20 mil páginas de documentos que citam, de alguma maneira, o fenômeno dos OVNIs ou até mesmo a suspeita de vida alienígena, contendo relatórios de pesquisas feitas por militares da Força Aérea Brasileira em seis décadas — em sua maioria, de maneira secreta. Tais arquivos começaram a ser liberados para consulta pública em 2007, com essa liberação sendo mais efetiva a partir de 2012, quando a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor. E esse material começou a ser liberado de maneira massiva muito graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, conduzida pela Revista UFO ao lado da Comissão Brasileira de Ufólogos.

A Revista UFO, por sinal, está prestes a realizar mais uma edição do UFO Summit Brazil, evento focado na ufologia o qual o Canaltech cobriu no ano passado, quando o Brasil recebeu os peso-pesado no assunto Erich von Däniken e Giorgio Tsoukalos — respectivamente, autor de Eram os deuses astronautas, e apresentador do programa Alienígenas do Passado, do History.

A edição de 2019 do evento também trará nomes importantes nesta área de estudo tão intrigante: além de A. J. Gevaerd, fundador e editor da Revista UFO, o palco receberá Nick Pope e Stephen Bassett. Pope foi responsável pelo departamento de estudos oficiais de UFOs do Ministério da Defesa britânico, trabalhando para o governo inglês por 21 anos, enquanto Bassett é físico e diretor do Paradigm Research Group, fundado em 1996 para tentar fazer com que o governo dos Estados Unidos "abra o jogo" de uma vez por todas sobre os fenômenos dos OVNIs.

O UFO Summit Brazil 2019 acontecerá em várias cidades brasileiras no mês de novembro, e os ingressos já estão à venda, com valores começando em R$ 120 para quem garantir a compra até o dia 30 de outubro. O evento está marcado para os seguintes dias e nas seguintes cidades: 16 de novembro em Recife, 19 de novembro em Porto Alegre, 21 de novembro em São Paulo, e 23 de novembro em Curitiba. Mais informações sobre o que vai rolar na roda de conversas e sobre a compra de ingressos podem ser encontradas no site do evento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.