Cosmonautas quebram recorde de estadia mais longa no espaço
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

Nesta segunda (23), uma cápsula Soyuz, da Rússia, trouxe de volta à Terra o astronauta Tracy Caldwell Dyson, da NASA, acompanhado pelos cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub. O trio pousou no Cazaquistão às 8h59 no horário de Brasília, e dois deles quebraram novos recordes.
A cápsula pousou cerca de 3,5 horas após deixar a Estação Espacial Internacional (ISS). Depois, os astronautas deixaram o veículo e foram levados a cadeiras próximas enquanto se acostumavam novamente à gravidade da Terra.
Kononenko e Chub voltaram ao nosso planeta após passar 374 dias no laboratório orbital, e quebraram o recorde de estadia mais longa já alcançada na ISS na sexta (20). Aliás, Kononenko foi além: ele voltou à Terra após somar 1.111 dias no espaço acumulados ao longo de cinco missões.
Assim, ele se tornou a primeira pessoa na história a passar mais de mil dias fora do nosso planeta. O recorde anterior foi alcançado por Gennady Padalka, cosmonauta que somou 878 dias em órbita em 2015 durante cinco missões.
Agora, a ISS conta com os astronautas da NASA Sunita Williams, Butch Wilmore, Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps e Don Pettit. Eles estão acompanhados pelos cosmonautas Aleksey Ovchinin, Ivan Vagner e Alexander Grebenkin. Nos próximos dias, a tripulação deve receber o astronauta Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov.
Fonte: AP