Astronautas da Starliner estão "presos" na ISS; e agora?
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Os astronautas da NASA Barry Wilmore e Sunita Williams estão praticamente “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto aguardam a liberação do voo de retorno à Terra na nave Starliner, da Boeing.
- Os problemas da Starliner devem atrasar as próximas missões?
- Starliner | Astronautas fazem tour em vídeo pela nave da Boeing
A dupla de astronautas da NASA embarcou rumo à ISS no dia 5 de junho e, inicialmente, retornaria no dia 14 do mesmo mês. Entretanto, uma série de incidentes, como vazamento de hélio e falha nos propulsores, tem atrasado o retorno. Eles estão há mais de 20 dias no espaço.
Neste momento, ainda não se sabe quando a nave espacial receberá aval da NASA para retornar. Existe, inclusive, até um possível plano B caso não seja possível voltar com a Starliner nas próximas janelas de retorno, que dependem da posição da ISS em órbita da Terra.
Sem previsão de retorno da Starliner
Para o jornal The Guardian, um porta-voz da Boeing confirmou que “atualmente [eles] não têm uma data para o retorno e avaliarão as oportunidades [disponíveis]”. A expectativa é que essa possível data seja divulgada após o dia 2 de julho.
Astronautas em corrida contra o tempo?
Em tese, a nave Starliner tem autonomia para ficar ancorada na ISS por aproximadamente 45 dias. Isso significa que os astronautas têm um teórico prazo limite para deixarem a ISS.
Entretanto, o porta-voz da empresa comenta que “a tripulação não tem pressa para deixar a estação, uma vez que há muitos suprimentos em órbita e a programação da estação está relativamente livre até meados de agosto”.
Problemas com a nave da Boeing
No momento, o problema dos propulsores foi estabilizado.“Quatro dos cinco propulsores que estavam desconectados anteriormente estão agora operando normalmente. Isso significa que apenas um dos 27 propulsores está inativo no momento. Isto não representa um problema para a missão de regresso”, detalha o porta-voz da Boeing.
Apesar dos problemas relacionados à Starliner, a NASA também defende o ponto de que os astronautas não estão presos na ISS. O atraso está mais relacionado com o momento ideal e mais propício para o retorno. Tanto é que, em caso de uma emergência na ISS, a nave está autorizada a retornar para o planeta Terra.
“Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos", afirmou Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, durante coletiva de imprensa.
Existe um plano B
Agora, se a Starliner não obter autorização para retornar com segurança ao longo das próximas semanas, existe uma possível alternativa, como plano B, para os astronautas Wilmore e Williams. A ideia seria embarcar com a tripulação da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, mas ainda não há qualquer indicativo de que isso acontecerá.
Fonte: The Guardian