Conheça Xiao Hang, o robô-assistente da estação espacial da China
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

Os astronautas na estação espacial Tiangong, da China, estão trabalhando com a ajuda de um assistente especial — ou, melhor dizendo, espacial. O trio de taikonautas executa as tarefas em órbita com a ajuda do robô Xiao Hang (“Pequeno Espaço”, em mandarim), que funciona com a ajuda de um software para interações colaborativas entre robôs e humanos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsAp
- Vídeo gravado na Estação Espacial mostra a Via Láctea e o nascer do Sol; assista
- Fim da ISS: o que sabemos sobre a desativação da Estação Espacial Internacional
O robô foi exibido pela mídia estatal China Central Television (CCTV). Nas imagens, o assistente robótico aparece se movendo e se ajustando à microgravidade, e depois tira fotos. Futuramente, o robô promete ficar responsável por tarefas mais complexas.
“No futuro, ele também vai ser capaz de desempenhar várias funções, como inspeções na cabine e gestão de recursos por meio de atualizações”, explicou Wang Haoze, a primeira engenheira de voos espaciais da China, em sua mensagem de Ano Novo.
Não pense que a presença do robô ajudou os taikonautas a reduzirem o ritmo de trabalho. Eles vêm se dedicando a experimentos diversos — um deles incluiu a coleta de moscas de frutas para analisarem o impacto dos campos magnéticos e da microgravidade neles.
Os tripulantes também coletaram várias medidas de movimentos com o apoio de dispositivos para medição precisa de movimentos e softwares experimentais. O objetivo era descobrirem mais sobre mudanças no controle motor, bem como os mecanismos de adaptação de aprendizagem dos astronautas.
Foi em 2022 que a China concluiu a construção da estação Tiangong. Hoje, o país planeja manter seu laboratório orbital permanentemente ocupado por pelo menos 10 anos, e tem planos para expandir a estrutura com novos módulos.
Leia também:
Estação Espacial Internacional | O que é e para que serve o laboratório orbital?
Como a Estação Espacial Internacional vai ser destruída?
Vídeo: Projeto Tengyun
Fonte: Space.com