Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como tirar foto da Lua com o celular?

Por| Editado por Léo Müller | 30 de Novembro de 2023 às 14h17

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech

“Bem lá no céu uma Lua existe, vivendo só no seu mundo triste”, como diz a música de Sandy & Júnior. O satélite natural da Terra que tanto inspira músicas também pode inspirar as suas fotos para as redes sociais. Mas você sabe como tirar uma foto da Lua com o celular?

Vem com o Canaltech que eu vou dar algumas dicas para você conseguir uma foto minimamente decente da Lua brilhando no céu. E aí a “Lua vai iluminar os pensamentos dela” — ou das suas redes sociais. E tudo isso sem precisar de smartphone com zoom poderoso de 30 vezes ou mais.

Dá para tirar foto da Lua com o celular?

Continua após a publicidade

Digamos que você “tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu” e quer tirar uma foto dela. Com o celular, apontar e fotografar vai render apenas um ponto branco em meio ao céu escuro. Então, como fazer para conseguir deixar claro que é o satélite natural da Terra?

Passo 1: coloque o celular no modo vídeo

Basta ir para o modo vídeo. Parece maluquice, mas isso ajuda, especialmente hoje em dia, com celulares que fazem fotos a partir de quadros de gravações. Escolha a maior resolução de filmagem que puder, o ideal é 4K ou superior.

Continua após a publicidade

Atenção: se o seu celular está limitado a vídeos em Full HD, dificilmente fará uma boa foto.

Passo 2: aproxime com o zoom e controle a exposição ou brilho da foto

Aponte a câmera para a Lua e dê um zoom até ficar com um bom enquadramento. Aí, provavelmente será necessário tocar na tela e reduzir a exposição para transformar o ponto branco em algo reconhecível.

Continua após a publicidade

Ao reduzir a velocidade do obturador, a quantidade de luz captada também diminui, e isso ajuda a registrar detalhes de um ponto tão brilhante.

O mais difícil é conseguir manter o celular estável enquanto você faz tudo isso. Até porque, com zoom, qualquer tremida pode tirar a Lua do quadro. Além disso, uma tremida também pode deixar a foto ligeiramente borrada. Por isso o ideal é fazer várias capturas e escolher a melhor.

Passo 3: faça uma captura de vídeo

Continua após a publicidade

Com o enquadramento certo e a exposição que você achar ideal, é só tocar no botão de câmera para fazer uma captura de vídeo. O celular vai registrar um quadro como se fosse uma foto.

Qual é o melhor aplicativo para tirar foto da Lua?

Na verdade, você pode usar o aplicativo de câmera nativo do seu celular. A maioria possui um botão de captura de fotos enquanto o aparelho está gravando. Isso gera uma captura de frame do vídeo, que é nada menos que uma foto. As principais marcas possuem esse recurso, ao menos nos celulares premium.

Mas é importante que o vídeo seja capturado em alta resolução, de preferência 4K para cima. Eu fiz uma imagem da Lua de teste com vídeo em Full HD e não ficou boa. Mesmo no iPhone 14 Pro, que conseguiu uma imagem bem razoável a partir do vídeo 4K.

Continua após a publicidade

Eu aproveitei a Lua Azul e tentei tirar fotos do nosso satélite natural, mas, assim como fez com Joelma, a Lua me traiu. As fotos não ficaram tão boas quanto eu esperava. Talvez porque não usei um tripé para manter o celular mais estável.

Fiz fotos com o iPhone 14 Pro e com o Xiaomi 13 Pro, e as imagens com o celular da Apple ficaram razoáveis. Com o da Xiaomi, não consegui uma foto muito boa, talvez com mais calma dê para fazer uma imagem interessante. Mas eu tentei várias vezes, prendi a respiração, e não consegui nada melhor que a imagem abaixo.

O lado bom é que, com essas dicas, você não vai achar que tirou foto de um poste — ao menos na maioria das vezes. Mesmo que não fique realmente boa, ainda dá para identificar o que é que está lá no céu.

Continua após a publicidade

E não é uma foto com uma máscara de inteligência artificial para melhorar, como acontece com o modo Lua de alguns aparelhos. Inclusive, eu tentei o método de foto a partir do vídeo com o Galaxy S22 Ultra e não consegui uma redução de brilho suficiente para o satélite não ser apenas um ponto brilhante.