Como tirar foto da Lua com o iPhone | 5 dicas
Por Thiago Furquim • Editado por Bruno Salutes |
Você já tentou tirar foto da Lua com o iPhone? Embora pareça ser uma tarefa simples, na maioria das vezes o resultado é uma foto bastante escura com um ponto iluminado e borrado no céu. Em dias de Lua cheia, ou de Superlua em que o nosso satélite natural está encantador no céu, vale a pena fazer um ótimo registro dele, não é mesmo?
- Como definir os ajustes padrão da câmera do iPhone
- Como usar o novo medidor de exposição da câmera do iPhone
E se você pensa que apenas câmeras profissionais conseguem dar conta do recado, saiba que com alguns ajustes você também pode aproveitar a câmera do seu iPhone para obter uma ótima fotografia da Lua. Por isso, separamos 5 dicas bastante úteis e que podem ser aprendidos por qualquer pessoa. Então, mãos à obra!
1. Use o modo Noite
Os modelos mais recentes do iPhone contam o recurso do modo Noite, que detecta pouca luz no ambiente antes de tirar uma foto e aumenta a exposição da imagem para aprimorar a sua iluminação e destacar cores e as sombras do cenário. Isso também é bastante válido para fotos da Lua, já que a intenção é dar mais clareza para a foto do satélite.
2. Mantenha o iPhone estabilizado
Uma das maiores dificuldades para fotografar a Lua é manter a mão totalmente parada, sem tremer. Como essa é uma tarefa difícil para muitas pessoas, a melhor forma de contornar a situação é utilizar um suporte que possa estabilizar o aparelho e evitar que ele se mova.
Para isso, você pode comprar um tripé ou posicioná-lo em uma superfície plana, que te possibilite a tocar no obturador sem deslocar o iPhone. Assim, a câmera terá uma excelente definição da imagem registrada.
3. Use o Zoom com moderação
O Zoom é uma ferramenta muito conhecida por pessoas que utilizam câmeras digitais, seja os modelos profissionais ou em smartphones. No entanto, apesar de ser uma boa forma de aproximar objetos, perde-se a qualidade da imagem no registro.
Então, se você quer tirar a melhor foto possível da Lua, mesmo com a câmera grande-angular do iPhone, atente-se quando estiver ampliando o zoom da imagem para não distorcê-la.
4. Controle os ajustes da câmera e ative o HDR
Saber como lidar com ajustes da câmera de exposição e HDR também ajudam melhorar a qualidade final da fotografia. A exposição, por exemplo, determina a quantidade de luz que vai passar pelo obturador, enquanto o HDR aumenta o alcance dinâmico e equilibra os contrastes na imagem.
A melhor configuração desses ajustes vai depender do ambiente que a foto está sendo capturada, seja com maior ou menor iluminação, sombras, cores e outros detalhes. Por isso, se o modo Noite não estiver dando conta de uma boa imagem da Lua, você pode controlar essas ferramentas para obter melhor resultado.
Aqui, apenas usuários do iPhone 11 e de gerações posteriores poderão ter maior controle da exposição pelo medidor, localizado ao lado do flash e do modo Noite. Os demais modelos de iPhone podem ativar o HDR indo no app Ajustes, depois em "Câmera" e selecionar a opção "HDR inteligente".
5. Use aplicativos profissionais
Se você ainda quiser mais recursos para editar uma fotografia tirada da Lua, pode contar com aplicativos na App Store para a tarefa. Aqui no Canaltech, separamos os 10 melhores editores de imagem para iPhone de modo a obter o máximo de ferramentas disponíveis para deixar seu registro da Lua ainda mais bonito.