Como tirar foto da Lua com o iPhone | 5 dicas

Como tirar foto da Lua com o iPhone | 5 dicas

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 18 de Abril de 2022 às 22h30
Imagem: Ahsan Avi/Unsplash

Você já tentou tirar foto da Lua com o iPhone? Embora pareça ser uma tarefa simples, na maioria das vezes o resultado é uma foto bastante escura com um ponto iluminado e borrado no céu. Em dias de Lua cheia, ou de Superlua em que o nosso satélite natural está encantador no céu, vale a pena fazer um ótimo registro dele, não é mesmo?

E se você pensa que apenas câmeras profissionais conseguem dar conta do recado, saiba que com alguns ajustes você também pode aproveitar a câmera do seu iPhone para obter uma ótima fotografia da Lua. Por isso, separamos 5 dicas bastante úteis e que podem ser aprendidos por qualquer pessoa. Então, mãos à obra!

1. Use o modo Noite

Os modelos mais recentes do iPhone contam o recurso do modo Noite, que detecta pouca luz no ambiente antes de tirar uma foto e aumenta a exposição da imagem para aprimorar a sua iluminação e destacar cores e as sombras do cenário. Isso também é bastante válido para fotos da Lua, já que a intenção é dar mais clareza para a foto do satélite.

Ative o modo Noite no iPhone para obter melhor registro da Lua (Imagem: Thiago Furquim)

2. Mantenha o iPhone estabilizado

Uma das maiores dificuldades para fotografar a Lua é manter a mão totalmente parada, sem tremer. Como essa é uma tarefa difícil para muitas pessoas, a melhor forma de contornar a situação é utilizar um suporte que possa estabilizar o aparelho e evitar que ele se mova.

Para isso, você pode comprar um tripé ou posicioná-lo em uma superfície plana, que te possibilite a tocar no obturador sem deslocar o iPhone. Assim, a câmera terá uma excelente definição da imagem registrada.

Mantenha o iPhone estabilizado para tirar fotos da Lua com mais definição (Imagem: Thomas Russell/Unsplash)

3. Use o Zoom com moderação

O Zoom é uma ferramenta muito conhecida por pessoas que utilizam câmeras digitais, seja os modelos profissionais ou em smartphones. No entanto, apesar de ser uma boa forma de aproximar objetos, perde-se a qualidade da imagem no registro.

Então, se você quer tirar a melhor foto possível da Lua, mesmo com a câmera grande-angular do iPhone, atente-se quando estiver ampliando o zoom da imagem para não distorcê-la.

4. Controle os ajustes da câmera e ative o HDR

Saber como lidar com ajustes da câmera de exposição e HDR também ajudam melhorar a qualidade final da fotografia. A exposição, por exemplo, determina a quantidade de luz que vai passar pelo obturador, enquanto o HDR aumenta o alcance dinâmico e equilibra os contrastes na imagem.

A melhor configuração desses ajustes vai depender do ambiente que a foto está sendo capturada, seja com maior ou menor iluminação, sombras, cores e outros detalhes. Por isso, se o modo Noite não estiver dando conta de uma boa imagem da Lua, você pode controlar essas ferramentas para obter melhor resultado.

Aqui, apenas usuários do iPhone 11 e de gerações posteriores poderão ter maior controle da exposição pelo medidor, localizado ao lado do flash e do modo Noite. Os demais modelos de iPhone podem ativar o HDR indo no app Ajustes, depois em "Câmera" e selecionar a opção "HDR inteligente".

Ative o HDR Inteligente e controle a exposição do obturador da câmera no iPhone para tirar melhor foto da Lua (Imagem: Thiago Furquim)

5. Use aplicativos profissionais

Se você ainda quiser mais recursos para editar uma fotografia tirada da Lua, pode contar com aplicativos na App Store para a tarefa. Aqui no Canaltech, separamos os 10 melhores editores de imagem para iPhone de modo a obter o máximo de ferramentas disponíveis para deixar seu registro da Lua ainda mais bonito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.