Como seria a 1ª moto lunar da história? Designer russo cria conceito feroz!

Como seria a 1ª moto lunar da história? Designer russo cria conceito feroz!

Por Paulo Amaral | Editado por Patrícia Gnipper | 28 de Outubro de 2021 às 20h40
Andrew Fabishevskiy/Divulgação

Você já imaginou como seria uma possível moto lunar? Isso mesmo: uma moto desenvolvida especialmente para astronautas passearem pela superfície da Lua. Não? Andrew Fabishevskiy, designer que trabalha no ramo automotivo e industrial, já. E o resultado extraído da mente criativa do projetista russo ficou impressionante.

Em entrevista ao Space.com, Fabishevskiy revelou que tudo começou quando ele foi desafiado no Instagram, em discussões envolvendo a Missão Artemis, projetada pela NASA para levar novamente a humanidade à Lua em 2024. A inspiração do designer russo veio dos primeiros LRVs, abreviação para Lunar Roving Vehicles (Veículos Móveis Lunares, na tradução para português), usados nas Apollo 15, 16 e 17.

“O tema principal do design desta motocicleta é fazer um objeto que pareça engenharia clara, com elementos de estilo mínimos. Suspensão elétrica e motores elétricos nas rodas. Eu queria fazer um objeto visualmente leve, pois tal leveza é característica de máquinas projetadas para espaço, bem como a combinação de materiais que usei; muitos materiais brancos e reflexivos”, explicou.

Da prancheta do designer para as crateras lunares?

Batizada provisoriamente de NASA Motorcycle (ou "Motocicleta da NASA", em tradução literal), a 1ª moto lunar da história ainda não saiu do papel. No entanto, Fabishevskiy já iniciou conversas com uma empresa alemã especializada em design de motos, que demonstrou interesse em transformar o desenho do projetista russo em um protótipo real. A "foto" da moto, aliás, já estampa a primeira página do site oficial da Hookie:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Reprodução/Hookie

Transformar este sonho em realidade não deve ser tão complicado assim — quer dizer, ao menos na criação do conceito da moto lunar aqui na Terra mesmo. Segundo Fabishevskiy, a moto lunar é composta por uma estrutura de treliça tubular que segura a bateria e os componentes do motor elétrico. As duas rodas off-road são movidas por motores montados no cubo, enquanto a direção é realizada por meio do guidão baixo.

Além disso, uma almofada macia, coberta com correias, parece ser o assento, provavelmente ajudando também no sistema de suspensão. Resta saber, agora, como a primeira moto lunar e seu visual feroz se comportarão se saírem do papel e tiverem a chance de acompanhar alguma vindoura missão lunar do Programa Artemis. Será que ela aguenta encarar as crateras do satélite natural que ilumina as noites da Terra e aquece o coração dos românticos e apaixonados? Estamos curiosos para ver. E você?

Fonte: Space.com, Design Boom, Hookie

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.