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Carro voador da NASA levanta voo pela primeira vez; veja como foi

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Setembro de 2021 às 07h45

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Divulgação/ NASA
Divulgação/ NASA
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A NASA anunciou que os testes com o eVTOL (veículo elétrico voador com decolagem vertical) mais promissor do mercado foram bem-sucedidos. Desenvolvido pela Joby Aviation, o carro voador experimental realizou uma série de procedimentos para coleta de dados e de aferição do comportamento da aeronave em geral, com um modelo já em tamanho real. O voo foi feito e registrado no Joby's Electric Flight Base, em uma região próxima a Big Sur, na Califórnia/EUA.

Segundo a NASA, o objetivo foi observar o desempenho do veículo e coletar dados sobre diversos aspectos do veículo, como isolamento acústico para uso na modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo. Depois que as informações forem analisadas, os resultados do teste também ajudarão a identificar possíveis lacunas nos regulamentos e políticas atuais da FAA (Federal Aviation Administration, a ANAC dos Estados Unidos).

Em vídeo divulgado pela agência, foi possível ver que o eVTOL realizou diversas movimentações, mas sempre em ambiente controlado e com comandos remotos. Foram colhidas informações sobre cada ação do carro voador, a medição dos ruídos e a comunicação com a cabine de comando. Com a evolução dos sistemas e do próprio veículo no futuro — além da aprovação do FAA —, é provável que a NASA também realize testes com seres humanos.

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O Joby é um dos carros voadores aptos para testes nos Estados Unidos e que estão dentro do programa Advanced Air Mobility National Campaign (AAM), que trata do futuro da mobilidade aérea no país e que tem forte participação da NASA. Em 2022, mais veículos vindos de startups e outras companhias locais, como a Urban eVTOL, devem participar do programa.

A Embraer, um dos fortes players no promissor mercado de carros voadores, ainda não se posicionou se vai testar seu modelo nesse programa, apesar de a fabricante brasileira ter vendas confirmadas a empresas dos EUA. Vale lembrar que a fabricante também busca homologação por parte da FAA.

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Fonte: NASA