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Avião elétrico da NASA deve realizar voo inaugural em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Outubro de 2021 às 08h20

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Reprodução/Allard Beutel
Reprodução/Allard Beutel
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A NASA está prestes a colocar um de seus projetos mais audaciosos e importantes literalmente no ar. O X-57 Maxwell, protótipo de avião elétrico turboélice, deve realizar seu primeiro voo no início de 2022, mais precisamente no começo da primavera no hemisfério norte (outono no Brasil). A informação foi dada pelo chefe da agência espacial, Bill Nelson, que visitou o Armstrong Flight Research Center em Edwards, Califórnia, local onde a aeronave é desenvolvida.

O X-57 Maxwell é uma adaptação do avião italiano Tecnam P2006T, que recebeu novas asas e propulsores. Diferente de sua versão padrão, a modificada pela NASA tem asas mais finas, já que não precisa mais armazenar querosene, mas, em contrapartida, o assoalho abriga as baterias de íon-lítio que dão vida à aeronave. Ao todo, são 12 rotores elétricos que farão o trabalho de decolar o protótipo.

A demora em executar o primeiro voo do X-57 é devido à dificuldade de se encontrar o melhor caminho para levar o peso extra das baterias. No caso do avião elétrico da NASA, elas pesam pouco mais de 360kgs, já que são instaladas não apenas as células que estarão em uso, mas também as reservas para o caso de uma emergência. Isso sem falar na autonomia, que ainda é muito baixa.

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Segundo a NASA, os avanços na criação de uma tecnologia de baterias que ajude a aeronave levantar voo com uma autonomia considerável foram bem grandes e serão um ponto de mudança para a aviação global. Um dos recursos mais importantes será justamente um sistema que verifica eventuais falhas de abastecimento das células, fazendo com que o avião utilize as baterias sem defeito mesmo durante o voo.

Além do X-57 Maxwell, a NASA também trabalha em outros modelos de aeronaves e veículos zero emissão, como o carro voador desenvolvido em parceria com a Joby Aviation e que também está em fase final de testes.

Fonte: The Verge