Publicidade

Como assistir ao lançamento da NASA/SpaceX hoje — com comentários em português!

Por| 30 de Maio de 2020 às 11h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

Será hoje o grande dia? Caso nenhum imprevisto aconteça (como um inesperado mau tempo, por exemplo, que impediu o lançamento na quarta-feira), neste sábado (30) a SpaceX levará astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez — marcando o fim da parceria dos EUA com a Rússia nesse transporte, algo que acontece desde 2011 com o fim do programa dos ônibus espaciais. Ainda, esta será a primeira vez que uma empresa privada envia humanos ao espaço propriamente dito, o que, além de tudo, abre as portas de uma vez por todas para o turismo espacial começar a acontecer, de fato.

Considerando que tudo aconteça conforme o planejado, às 16h22 (horário de Brasília) os motores do foguete Falcon 9 serão acionados, com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley dentro da nave Crew Dragon. Durante a subida, os estágios do foguete vão se separando do veículo espacial, até que a nave fique, enfim, em "carreira solo", rumo à ISS. A nave fará algumas manobras para que o encaixe na ISS aconteça de maneira autônoma, mas, caso tenha algum problema nesta etapa, os astronautas têm controles em mãos para fazer o atraque manualmente. A Crew Dragon chegará à ISS no domingo (31) às 11h27, com a escotilha da estação orbital programada para ser aberta às 13h45.

A NASA ainda não divulgou quanto tempo a dupla de astronautas passará na ISS, tampouco as atividades que executarão por lá, mas já antecipou que esse tempo pode ser de entre 30 e 119 dias. Quando essa estadia chegar ao fim, a nave se desencaixará da estação também de maneira autônoma, trazendo a dupla de volta à Terra. A nave entrará na nossa atmosfera a uma velocidade de cerca de 27.000 km/h, e o lado exterior da cápsula ficará extremamente quente durante essa "queima". Mas, claro, a nave é equipada com escudos térmicos para proteger os astronautas a bordo, ainda que sua "casca" chegue possivelmente chamuscada. A Crew Dragon, então, abrirá quatro paraquedas para desacelerar a descida, com a queda acontecendo suavemente no Oceano Atlântico. Aí, uma equipe de resgate buscará a tripulação no oceano, levando-os de volta ao território estadunidense, sãos e salvos.

Continua após a publicidade

Assista ao lançamento ao vivo

A transmissão do canal NASA Live já está falando sobre o lançamento histórico do dia, mas a programação oficial sobre o voo começa mesmo a partir das 12h (horário de Brasília). A partir deste horário, a transmissão mostrará cenas ao vivo do foguete Falcon 9 na plataforma de lançamento no Kennedy Space Center, coisa que acontecerá ao longo da tarde, até que, às 16h, começam os preparativos finais para o grande lançamento, às 16h22. Depois, às 19h30, a NASA fará uma conferência pós-lançamento com seu administrador, Jim Bridenstine.

O Canaltech está acompanhando tudo em tempo real, e você pode conferir o que está rolando desde os bastidores até o grand finale clicando aqui. E, claro, você pode assistir a tudo isso no vídeo abaixo, oficial da NASA, com comentários (em inglês) da própria agência espacial:

Continua após a publicidade

Já se preferir acompanhar a ocasião especial com a SpaceX (também em inglês), a live começa às 12h no vídeo abaixo:

E não podemos deixar de indicar lives do lançamento com comentários em português. O ministro Marcos Pontes, que virou astronauta e esteve na ISS em 2006, está fazendo uma live no Facebook e comentando todos os momentos:

Continua após a publicidade

E o Mensageiro Sideral transmite as imagens oficiais da NASA em seu canal no YouTube, com comentários em português em tempo real para quem quiser entender ainda melhor tudo o que estiver acontecendo. Assista abaixo a partir das 15h30h: