Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mau tempo impede lançamento da NASA/SpaceX; nova tentativa no dia 30 de maio

Por| 27 de Maio de 2020 às 14h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O lançamento histórico que a SpaceX protagonizaria hoje com a NASA só aconteceria, de fato, às 17h32 — quando o foguete Falcon 9 acionaria seus motores para iniciar a subida com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley a bordo da nave Crew Dragon, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). A NASA exibiu uma programação recheada de informações e cenas dos bastidores da missão Demo-2 desde o início do dia, e o Canaltech acompanhou tudo, trazendo os principais momentos dos preparativos nesta matéria. 

Infelizmente, o lançamento de hoje acabou cancelado em cima da hora, devido a condições meteorológicas desfavoráveis. Uma nova tentativa acontecerá no sábado (30) à tarde. Abaixo, você confere a cobertura que fizemos com tudo o que estava acontecendo desde o início da tarde desta quinta-feira (27). 

Pouco depois das 14h (horário de Brasília), a dupla de astronautas se exibiu ao mundo em seus novos trajes espaciais, nos minutos que antecederam à entrada em um SUV elétrico da Tesla — o jeito glamuroso (e, por que não, marqueteiro) que a SpaceX pensou de fazer o transporte da dupla até a plataforma de lançamento.

Continua após a publicidade

O momento emocionante da tarde veio em seguida, quando os filhos e esposas dos astronautas não puderam dar um abraço de despedida antes do voo espacial (cuja duração ainda não está definida, que fique claro — e em meio a uma pandemia). Por conta das medidas de distanciamento social, a dupla ficou vários dias em quarentena nos preparativos da missão, ou seja, longe de suas famílias, e a despedida e desejos de boa viagem tiveram que acontecer através do vidro do carro, mesmo.

Depois de serem levados à plataforma de lançamento, os astronautas subiram na estrutura que conecta a plataforma ao foguete, e deram um tchauzinho ao mundo poucos minutos antes de se posicionarem dentro da nave Crew Dragon.

Continua após a publicidade

Chegou então a hora de a equipe operacional ajustar os astronautas nos assentos da nave espacial.

Para então começarem os testes com os painéis de controle sensíveis ao toque, presentes na espaçonave para lá de moderna criada pela empresa de Elon Musk. Tais testes continuaram acontecendo até os minutos finais para o lançamento, mais ou menos às 17h.

Continua após a publicidade

Por volta das 16h15, uma surpresa para lá de agradável: William Shatner, o eterno capitão James T. Kirk de Star Trek, apareceu desejando que os astronautas retornem à Terra em segurança após concluírem uma missão de sucesso.

Na sequência, ninguém menos do que Bill Nye, "the science guy" e atual CEO da Sociedade Planetária, também deu um recado recheado de otimismo para todos os envolvidos na missão.

Continua após a publicidade

Mais testes continuaram acontecendo na sequência, faltando cerca de apenas uma hora para o grande momento do lançamento. Esses testes finais são os mais cruciais para a missão, pois, neste ponto, ainda havia algum risco de qualquer mínimo problema técnico exigir o cancelamento do voo em cima da hora.

O "OK final ainda não havia sido dado pela NASA, que aguardava ter certeza de que foguete, nave e condições meteorológicas estavam em condições ideais para que o lançamento aconteça dentro do planejado, às 17h32. Às 16h45 o "braço" que interligava a plataforma de lançamento à entrada da espaçonave foi removido, marcando o início dos preparativos finais para o tão aguardado lançamento — faltando, a este ponto, apenas a confirmação de que o tempo continuaria colaborando.

Continua após a publicidade

Às 17h, chegou o aviso de que o propelente já estava começando a ser despejado no foguete Falcon 9, seguindo os preparativos para o lançamento previsto para as 17h32. Astronautas permaneceram na cápsula Crew Dragon enquanto o countdown continuava. Caso as condições meteorológicas não colaborassem aos 45 do segundo tempo, a NASA disse que ainda havia a chance de o lançamento acontecer um pouco mais tarde, porém hoje mesmo.

Às 17h15, contudo, a NASA acabou dando a todos um balde de água fria não dando o OK final para o lançamento, pois o tempo não colaborou e as condições meteorológicas se tornaram perigosas para o voo. Uma nova tentativa acontecerá no dia 30 de maio às 16h22 (horário de Brasília). Por outro lado, tanto o foguete Falcon 9 quanto a nave Crew Dragon passaram em todos os testes finais. Portanto, os veículos estão 100% preparados para protagonizarem este momento histórico daqui a três dias.

Continua após a publicidade

O Canaltech acompanhará a nova tentativa de lançamento no sábado (30), como fizemos hoje, então contem com a gente para mais uma cobertura dentro de três dias.