Publicidade

Cometa é fotografado em "dose tripla" enquanto se aproxima da Terra

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Soumyadeep Mukherjee
Soumyadeep Mukherjee

Conforme viaja pelo espaço e se aproxima da Terra, o cometa C/2022 E3 (ZTF) vem rendendo fotos incríveis para quem consegue observá-lo. Entre alguns registros recentes, estão aqueles capturados por Soumyadeep Mukherjee, na Índia, que fotografou o cometa entre os dias 27 e 29 de dezembro.

Chamada “Três Dias na Vida de um Cometa”, um nome bastante apropriado, a foto traz a combinação dos três registros capturados por Mukherjee. Ele trabalhou com um telescópio e uma câmera equipada com diferentes filtros, que tirou três fotos com 240 segundos de exposição.

Após combinar as imagens e processá-las, ele chegou ao resultado abaixo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ele explica que é um astrônomo amador de Koltaka, na Índia, e que já fotografa objetos no céu noturno há dois anos. Em suas fotos, Mukherjee registrou o cometa durante três dias enquanto segue para sua primeira aproximação máxima da Terra em 50 mil anos — na última vez em que o cometa nos visitou, nossos ancetrais começavam a se organizar em assentamentos habitacionais!

O astrofotógrafo tirou as fotos no Observatório de Astronomia IC, na Espanha, localizado em uma região considerada uma das com maior número de noites claras na Europa continental. O observatório faz parte da rede Telescope Live, composta por telescópios profissionais que podem ser reservados para observações remotas.

O cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto por astrônomos no ano passado. Ele tem tom esverdeado, uma cauda curta de poeira e outra mais alongada, formada por íons, e deve realizar sua aproximação máxima da Terra no início de fevereiro.

Fonte: Via: Space.com