Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cometa T4 Lemmon estará visível hoje à noite. Saiba como observá-lo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Julho de 2023 às 18h38

Link copiado!

Adriano de Oliveira
Adriano de Oliveira

O cometa C/2021 T4 (Lemmon) está visível no hemisfério Sul há alguns dias e esta terça-feira (25) é uma ótima data para tentar observá-lo. Ele vai ficar alto no céu às 21h e vai desaparecer no horizonte às 5h da madrugada. Entretanto, vai ser preciso um par de binóculos ou um telescópio pequeno para encontrá-lo.

Descoberto em 7 de outubro de 2021, o C/2021 T4 (Lemmon) é um cometa de longo período, isto é, leva muito tempo para completar sua volta ao redor do Sol. Quando está em sua posição mais afastada, fica a 44.000 UA (ou seja, 44 mil vezes a distância entre nosso astro e a Terra) de distância do Sol, levando alguns milhões de anos para chegar até onde está agora.

Devido a um encontro com Júpiter durante a passagem atual, o período do cometa foi alterado para algo em torno 36.000 anos. Ainda é muito tempo para seres humanos, então esta é uma oportunidade única de observar esse corpo celeste.

Continua após a publicidade

Os cometas são objetos altamente imprevisíveis, podendo até mesmo se partir à medida que se aproximam do Sol. Então, os astrônomos também vão estar de olho para acompanhar o comportamento do Lemmon.

Como observar o cometa C/2021 T4 (Lemmon)?

Apesar de imprevisível, o Lemmon dificilmente vai estar visível a olho nu, mas não fique desanimado. Ele pode ser visível através de binóculos de 10mm x 50mm, ou de telescópios domésticos.

Continua após a publicidade

Para encontrá-lo, será preciso estar em um local de baixa luminosidade urbana, pois a luz artificial prejudica a observação astronômica de objetos tênues. Você pode tentar observá-lo logo após o anoitecer, já que às 18h ele já vai estar a 40° acima do horizonte, na direção Sudeste. Não vai ser uma tarefa fácil mas, caso consiga, vai valer a pena!

O problema deste horário é que a Lua vai estar brilhando ainda mais alto no céu, com quase 50% de sua luminosidade. Isso deve ofuscar o brilho fraco do cometa, mas nem tudo está perdido: a Lua vai se por à meia-noite, então, se puder esperar até este horário, vai ser o melhor momento para procurar o Lemmon. Nesse momento, ele vai estar ainda mais alto, próximo a 50° acima do horizonte, na direção sul.

Ainda vai haver outras chances de observá-lo durante o restante da semana, mas a Lua vai ser um obstáculo cada vez maior, porque vai permanecer mais tempo no céu a cada noite. Nessa terça, os astrofotógrafos podem aproveitar para tentar fotografá-lo próximo a NGC 6397, aglomerado globular na direção da constelação de Ara.

Continua após a publicidade

Fonte: EarthSky