Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cometa verde se aproxima da Terra hoje. Saiba como observar!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Fevereiro de 2023 às 16h55

Link copiado!

Moshen Chan/Flickr
Moshen Chan/Flickr

Na quarta-feira (1º), o cometa C/2022 E3 (ZTF) estará em seu momento mais brilhante para observadores na Terra. Essa é a primeira vez que o objeto passa pelo Sistema Solar interno desde a época dos neandertais, há 50 mil anos.

Durante o perigeu (sua aproximação máxima com a Terra), o cometa estará a uma distância de 42 milhões de quilômetros de nosso planeta. Isso equivale a mais ou menos ¼ de uma Unidade Astronômica (ou UA, equivalente à distância média entre a Terra e o Sol).

Como ver o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Continua após a publicidade

Infelizmente, o C/2022 (ZTF) não estará visível no Brasil durante o perigeu — ou seja, em sua noite mais brilhante. Mas podemos esperar mais alguns dias para observá-lo, talvez a olho nu, entre os dias 3 e 4 de fevereiro.

Na região Nordeste (mais especificamente Ceará e Rio Grande do Norte), o cometa aparecerá um pouco mais alto no céu. No dia 1° de fevereiro, o objeto já estará acima do horizonte nessas áreas, mas ainda muito baixo para observação. Mas, a partir do dia 4, os habitantes dessa região já poderão encontrar o cometa a uma altura boa o suficiente para observá-lo a olho nu.

O problema é que seu brilho terá diminuído, aproximando-se do limite para o olho humano, mas um par de binóculos ajudará a tornar a experiência mais interessante.

Continua após a publicidade

Para habitantes das demais regiões do país, o mais indicado é esperar ainda mais alguns dias e ter em mãos um par de binóculos ou um telescópio pequeno. Segundo o Observatório Nacional, os observadores com algum desses equipamentos terão melhor oportunidade na noite de 10 de fevereiro, entre as 19h e 21h.

Nessa ocasião, o C/2022 E3 (ZTE) estará mais alto no céu e muito próximo do planeta Marte — ou seja, será mais fácil encontrá-lo. Por outro lado, seu brilho estará um pouco acima do limite da visão humana, daí a necessidade de binóculos ou telescópio.

Outra dica é tentar fotografar o cometa “apontando sua câmera para sua localização aproximada no céu e tirando fotos de longa exposição de 20 a 30 segundos”, conforme sugere o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, do Observatório Nacional. “Ao visualizar as imagens, possivelmente você irá notar um objeto difuso e com cauda. Usando essa técnica, muitos estão conseguindo fotografar o cometa mesmo que não o veja no céu”, conclui.

Lembre-se que o brilho da Lua atrapalhará a visibilidade do cometa e que você deve procurar algum local longe da poluição luminosa da cidade se quiser vê-lo no céu noturno.

Continua após a publicidade

Sobre o cometa C/2022 E3 (ZTE)

Descoberto em março de 2022, o o C/2022 E3 (ZTF) tinha magnitude aparente de 17,3 (muito mais fraco que o atual brilho de magnitude 6) e estava a cerca de 4,3 UA (640 milhões de km) do Sol. Inicialmente, os astrônomos achavam se tratar de um asteroide, mas logo observaram a formação da nuvem de poeira e gás típicos de um cometa, à medida que se aproximava do Sol.

Os incríveis 50 mil anos de demora para retornar ao Sistema Solar interno se deve à sua órbita altamente elíptica. Além disso, o cometa vem da Nuvem de Oort, região muito afastada de nós, na fronteira do Sistema Solar

Continua após a publicidade

Devido à sua órbita extremamente alongada, o cometa retornará à Nuvem de Oort para nunca mais voltar, provavelmente deixando a órbita do Sol para sempre. Por isso, sua passagem será valiosa para os astrônomos — afinal, não é todo dia que somos visitados por um objeto da Nuvem de Oort, praticamente intocado pelo Sol.

Lives transmitem passagem do "cometa verde"

Diversos entusiastas da divulgação científica prometeram transmissões ao vivo da passagem do cometa, tudo pelas lentes de telescópios em várias partes do mundo. Um deles é o Cosmosapiens, que já começou a live no dia 28 de janeiro, sem data para encerrar:

Continua após a publicidade

Você também pode acompanhar a passagem do cometa pelos arredores da Terra na madrugada de 2 de fevereiro pela live do The Virtual Telescope, no vídeo abaixo: 

Já no dia 11 a partir das 19h, o Observatório Nacional faz uma transmissão ao vivo da passagem do cometa em seu canal do YouTube. A live conta com a participação de astrônomos amadores e profissionais, que farão comentários e explicações sobre o grande evento — e tudo em português, claro! Fique ligado no vídeo abaixo: