Cometa 12P/Pons-Brooks passa por explosão solar em vídeo da NASA
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O observatório STEREO-A, da NASA, está de olho no cometa 12P/Pons-Brooks conforme segue ao periélio, nome dado ao ponto mais perto do Sol em sua órbita. Enquanto isso, a sonda flagrou o cometa passando por Júpiter no momento em que uma ejeção de massa coronal aconteceu, liberando plasma e campos magnéticos do nosso astro.
- Erupção solar 40 vezes maior que a Terra atinge Mercúrio
- Céu de abril | Cometa e chuva de meteoros estão entre eventos astronômicos
As câmeras do observatório registraram o evento, e as imagens obtidas foram compiladas em um vídeo. Se você observar bem, vai perceber que há uma estrutura na cauda do cometa 12P/Pons-Brooks (ou só 12P, se preferir) que lembra uma dobra.
Ela foi criada pelo chamado evento de desconexão causado pelas partículas do vento solar. Eventos do tipo podem causar mudanças ainda maiores na cauda dos cometas — dependendo da intensidade, podem acabar rompendo totalmente esta estrutura.
No domingo (21), o 12P vai realizar sua aproximação máxima do Sol, ficando a cerca de 116,8 milhões de quilômetros do astro. A distância é equivalente a menos da metade da distância entre a Terra e a estrela.
O objeto também é conhecido popularmente como Cometa do Diabo devido à aparência do seu coma, o envelope gasoso que cerca o núcleo. Após algumas explosões no ano passado, o cometa ficou com formato alongado e dividido — que, para alguns, lembrava a estrutura de chifres.
Não se sabe ainda o porquê das explosões, mas uma possibilidade é que o 12P seja um dos poucos cometas conhecidos com vulcões gelados ativos. Vulcões do tipo liberam uma mistura de hidrocarbonetos e gases, que escapam quando o calor da luz solar abre uma fissura no núcleo do cometa.
Fonte: Spaceweather