Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Comandante" da Artemis I ganha história em quadrinhos

Por| Editado por Rafael Rigues | 30 de Agosto de 2022 às 12h15

Link copiado!

NASA
NASA

Em breve, a NASA lançará a missão Artemis I, um teste de voo não tripulado que levará a cápsula Orion rumo à Lua. Isso não significa, no entanto, que a nave estará vazia: o assento do comandante estará ocupado pelo Comandante Moonikin Campos, um manequim que estará vestindo um traje espacial e coletará dados — e que tem sua aventura espacial contada na história em quadrinhos As Aventuras do Comandante Moonikin Campos e Amigos.

A primeira parte da história leva o leitor para acompanhar o “comandante” durante os preparativos do lançamento da missão, no espaçoporto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida: nesta etapa, ele se familiariza com os equipamentos a bordo da nave e encontra Helga e Zohar, uma dupla de manequins construída para coletar dados sobre a exposição do corpo feminino à radiação. Já na segunda parte, o trio viaja com a cápsula Orion com destino à Lua.

Continua após a publicidade

Por fim, no terceiro e último capítulo, Campos e os “tripulantes” se preparam para voltar para a Terra, reentrando na atmosfera a 40 mil km/h. “A importância dessa missão não pode ser enfatizada o suficiente: precisamos de alguém capaz de testar o veículo, alguém com a experiência necessária, alguém com as coisas — ou enchimento— certos”, escreveu o "comandante".

A história é voltada para leitores de todas as idades e pode ser acessada gratuitamente no site da NASA, junto de outras informações sobre a missão e, claro, sobre a “tripulação” da Artemis I. O material está escrito em inglês, e para acessá-lo, é só clicar aqui.

A missão Artemis I

A Artemis I representa o primeiro passo para o retorno da humanidade à Lua com o programa Artemis. A missão será lançada com o foguete Space Launch System (SLS), e terá o objetivo de demonstrar os sistemas da cápsula Orion no espaço e durante a reentrada, descida e amerissagem (o pouso no mar) para futuras missões com astronautas a bordo.

Continua após a publicidade

O assento de Moonikin estará equipado com sensores que vão registrar a aceleração e vibração experimentadas ao longo dos mais de 40 dias de missão. O nome do manequim é uma homenagem a Arturo Campos, engenheiro eletrotécnico que teve papel crucial para salvar a tripulação da missão Apollo 13 — e, se você estiver atento, talvez tenha notado que a insígnia da missão está refletida no visor do capacete do manequim.

A Artemis I seria lançada nesta segunda-feira (29), mas acabou adiada em função de um problema no motor 3, do estágio central do SLS. A próxima janela de lançamento se abrirá nesta sexta-feira (2), a partir das 14h48 no horário de Brasília, e terá duas horas de duração; caso seja necessário, haverá outra oportunidade para o lançamento no dia 5 de setembro.

Fonte: NASA