Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Satélite faz fotos do foguete da Artemis I na plataforma de lançamento

Por| 26 de Agosto de 2022 às 17h15

Link copiado!

Maxar Technologies
Maxar Technologies
Tudo sobre NASA

Um satélite da empresa norte-americana Maxar Technologies fez fotos incríveis que mostram o foguete SLS e cápsula Orion prontos para o lançamento da missão Artemis I, na próxima segunda-feira (29).

As imagens foram feitas nesta quinta-feira (25) e divulgadas na conta oficial da Maxar no Twitter. Nelas, é possível ver o SLS na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em dois ângulos diferentes. Em um deles, o foguete aparece parcialmente coberto pelas nuvens.

Continua após a publicidade

Fundada em 2017, a Maxar é uma das muitas empresas que oferecem comercialmente imagens de satélite, que podem ser usados para produção de mapas, monitoramento de desastres naturais ou observação do solo. Seus satélites já foram usados para os mais diversos fins, entre eles o acompanhamento de tropas russas durante a invasão à Ucrânia.

Com lançamento programado para as 10h33 deste dia 29 de agosto, a Artemis I é o primeiro passo no ambicioso plano da NASA para colocar novamente humanos na superfície da Lua.

Sem tripulação, a missão terá duração de aproximadamente 40 dias, quando serão testados tanto o foguete SLS quanto os sistemas internos da cápsula Orion e os equipamentos usados para garantir o retorno seguro da espaçonave, e de seus eventuais ocupantes, à Terra, como escudo térmico e paraquedas.

Além disso, vários satélites de pequeno porte (Cubesat) pegarão carona no foguete. Entre eles o japonês OMOTENASHI, que testará uma nova forma de pouso na Lua e poderá se tornar o menor “lander” a conseguir chegar à superfície de nosso satélite natural.