Publicidade

Cofundador da Apple está criando sua própria empresa espacial privada

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
CNBC
CNBC
Steve Wozniak

Steve Wozniak, cofundador da Apple, ao lado de Alex Fielding, fundador da Ripcord, estão lançando a empresa Privateer Space, que irá atuar no setor espacial. Se a descrição do negócio parece vaga, é porque a novidade foi anunciada em um tuíte enigmático de Wozniak, que trazia apenas um vídeo e uma mensagem que dizia que uma nova empresa espacial estava começando — e que “será diferente das outras”.

A publicação misteriosa foi feita neste domingo (12) e inclui um vídeo que ressalta a importância do trabalho em equipe para solucionar os problemas do mundo, um direcionamento diferente do que o nome Privateer ("corsário", em inglês) sugere. A narração no vídeo da publicação destacou que não se trata de uma corrida, competição ou de um jogo, e que “não somos uma pessoa, uma empresa, uma nação; somos um planeta”, em meio a imagens de voos espaciais e de eventos causados pelas mudanças climáticas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a descrição do vídeo, a Privateer Space está trabalhando para manter o espaço seguro e acessível a toda a humanidade. Enquanto novos detalhes não são anunciados, o máximo que podemos fazer no momento é especular sobre a atuação do negócio. Por exemplo, como Wozniak já deu apoio a iniciativas variadas, como ambientais e de softwares de código-aberto, faz sentido concluir que empresa dificilmente terá objetivos militares.

Por outro lado, informações publicadas pela Desktop Metal, empresa dos Estados Unidos que produz e comercializa sistemas de impressão 3D, descrevem que a Privateer Space é uma nova empresa de satélites que terá atuação focada no monitoramento e limpeza de objetos orbitais. Na publicação, Wozniak comenta que "a equipe da Privateer Space poderá conseguir as capacidades de viabilidade e leveza necessárias para abrir o caminho para projetar e lançar satélites". Atualmente, há mais de 7.500 satélites ativos e fora de operação na órbita da Terra, e este número pode aumentar para 100.000 antes de 2030. 

Fonte: Futurism, Engadget, The Independent

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*