Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China revela modelo de lander para levar astronautas à Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Março de 2023 às 17h18

Link copiado!

CMS
CMS

Em fevereiro, a China revelou o modelo conceitual de seu novo lander lunar, que poderá ser usado para levar astronautas à Lua até o fim da década. O veículo foi exposto em uma exibição no Museu Nacional da China, em Pequim, em meio às celebrações das três décadas do programa espacial do país.

Ji Qiming, assistente do Escritório de Engenharia Espacial Tripulada, afirmou em entrevista à mídia estatal CCTV que foram feitos grandes avanços em tecnologias essenciais para o próximo foguete e nave de última geração do país, além do módulo de pouso e do traje espacial para o futuro pouso lunar.

Continua após a publicidade

O modelo contém propulsores, um rover lunar “dobrado” e armazenado, mecanismos de acoplagem, uma escotilha para a tripulação e uma escada para astronautas descerem à superfície lunar. Ainda, o possível módulo de pouso tem uma antena e outros equipamentos.

Este projeto preliminar sugere que a China vem trabalhando com um conceito de descida em estágios, que é diferente daquele usado pela NASA durante o programa Apollo. O estágio de propulsão é usado em grande parte da descida, antes que o segmento do módulo de pouso vá à superfície para pousar suavemente.

A ideia é que o estágio descendente seja capaz de realizar um pouso separado, o que exigirá algum mecanismo para reduzir os possíveis riscos dos detritos ejetados durante o pouso. Além disso, o lander será usado também como veículo de ascensão, que será acoplado a uma nave à espera na órbita lunar.

O lander é parte do projeto da China para levar dois astronautas à superfície da Lua por volta de 2030. Embora a missão com o pouso tenha o objetivo de levar a tripulação para uma estadia de poucas horas na Lua, as capacidades necessárias para colocá-la em prática fazem parte de um projeto maior e mais ambicioso, com foco em um habitat lunar permanente.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceNews