China planeja desviar asteroide da Terra para mostrar potencial defensivo

Por  • Editado por Luciana Zaramela |

urikyo33/Pixabay

A China parece ter escolhido o alvo da sua primeira missão de defesa planetária, que foi discutido pela Sociedade Planetária em um artigo na revista Journal of Deep Space Exploration. O país planeja lançá-la ainda nesta década para se chocar contra um asteroide, espacial enquanto os cientistas observam o objeto e os efeitos da colisão.

Segundo um artigo da Sociedade Planetária, organização sem fins lucrativos, a agência espacial chinesa CNSA pode considerar o asteroide 2015 XF261 para sua missão. Trata-se de uma rocha espacial próxima da Terra com 30 m de diâmetro. O objeto passou pela Terra na terça (9) e ficou a 50 milhões de quilômetros do nosso planeta.

No artigo, os autores descrevem que, nesta primeira missão de defesa planetária da China, “uma demonstração de defesa vai ser executada sobre os possíveis riscos de asteroides próximos da Terra atingirem nosso planeta”.

O esperado é que a missão da CNSA seja lançada antes de 2030, e por isso, a escolha final do alvo vai depender do cronograma. Por exemplo, Wu Weiren, diretor do Laboratório de Exploração do Espaço Profundo da China, sugeriu que a missão poderia ser lançada por volta de 2027.

O asteroide 2015 XF261 vai se aproximar da Terra naquele ano, mas vai estar a 32 milhões de quilômetros de nós, ou seja, a CNSA precisaria de mais tempo para alcançá-lo. Por isso, a melhor oportunidade para alcançar a rocha espacial vai aparecer em abril de 2029, quando o objeto vai estar a 6,8 milhões de quilômetros de nós.

Por fim, os autores observam que os objetivos científicos da empreitada ainda precisam ser definidos, bem como as cargas úteis, configuração e planejamento delas. Embora ainda não existam muitos detalhes publicados sobre a missão, ela parece seguir os passos da DART, missão de defesa planetária da NASA

Com a DART, a agência espacial norte-americana enviou uma sonda para se chocar com o asteroide Dimorphos, que orbita Didymos, outra rocha espacial. O impacto mudou a órbita de ambos e mostrou que, se houver tempo suficiente, uma colisão pode desviar um asteroide menor, caso esteja em rota de colisão com a Terra.

Fonte: Journal of Deep Space Exploration, Space.com