Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

China deve lançar três missões ao polo sul da Lua até o fim da década

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Dezembro de 2021 às 13h30

Link copiado!

viledevil/Envato
viledevil/Envato

A China aprovou as missões Chang'e 6, Chang'e 7 e Chang'e 8 para explorarem o polo sul da Lua ao longo desta década. Cada uma delas terá objetivos diferentes, sendo que o primeiro lançamento pode acontecer em 2024. A aprovação foi anunciada por Wu Yanhua, vice-chefe da Administração Espacial Nacional da China (ou “CNSA”, na sigla em inglês), durante uma entrevista.

A missão Chang’e 7 será a primeira das três a ser lançada, contando com um orbitador, um satélite de transmissão, um rover, um lander e também um pequeno veículo voador, que buscará evidências de gelo no polo sul lunar.

Continua após a publicidade

Para realizar sensoriamento remoto, identificar recursos e estudar o ambiente lunar, a Chang'e 7 terá instrumentos científicos como câmeras, radares, instrumentos de imageamento espectral de minérios, termômetro, um sismógrafo e, por fim, um dispositivo para analisar moléculas de água.

Depois, será a vez da Chang’e 6, missão pensada inicialmente como uma missão de "backup" caso a Chang’e 5 falhasse na coleta e envio de amostras lunares à Terra. Como tudo correu bem, a Chang’e 6 irá aproveitar o sucesso de sua antecessora e coletará as primeiras amostras de rocha do polo sul da Lua, também trazendo esse material para ser estudado em nosso planeta.

Já a Chang’e 8 ainda não tem uma data de lançamento estimada, mas é provável que ela fique somente para o fim da década. Esta será dedicada a testes de tecnologias para o uso de recursos locais do ambiente lunar, além da confecção de materiais através de impressões 3D. A ideia é que esta missão seja um passo para a China estabelecer a estação de pesquisa lunar International Lunar Research Station (ILRS) em parceria com a Rússia e, quem sabe, até mesmo outros países. O acordo para o projeto foi fechado neste ano.

Continua após a publicidade

De acordo com Wu, o objetivo principal destas três missões é permitir que a China construa o modelo básico de uma estação de pesquisa em colaboração com a Rússia, sob liderança chinesa. “A construção da estação poderá criar uma base sólida para explorarmos melhor o ambiente lunar e seus recursos, incluindo também o uso e desenvolvimento pacífico dos recursos lunares”, disse ele.

Fonte: Space.com