Publicidade

China aprova projeto para desenvolver avião espacial hipersônico

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Setembro de 2022 às 12h06

Link copiado!

China Academy of Launch Vehicle Technology
China Academy of Launch Vehicle Technology

A Academia Chinesa de Tecnologias de Veículos Lançadores (CALT) anunciou que a China aprovou oficialmente o desenvolvimento de um novo sistema de transporte aeroespacial. Segundo a CALT, o sistema conseguirá realizar entregas em todo o mundo em apenas uma hora, e poderá criar bases necessárias para o público geral ter acesso a voos espaciais.

O sistema será uma espécie de aeronave com asas, que vai decolar e pousar em pistas como acontece com aviões comuns. A diferença é que o sistema conseguirá alcançar mais de cinco vezes a velocidade do som (345 m/s), quando estiver a altas altitudes. A China planeja lançar a aeronave com um veículo transportador, que vai se separar da outra para seguir a 120 km de altitude, planando pela atmosfera superior da Terra.

Continua após a publicidade

O novo projeto é liderado por Song Zhongyu, designer-chefe dos foguetes Long March 8. Em um comunicado, ele destacou a importância crescente de transportes de alta velocidade a longas distâncias, que se tornaram objetos importantes de pesquisas na área aeroespacial. “A SpaceX investiu bilhões de dólares para desenvolver o Starship, e planejam oferecer transportes globais, de alta velocidade, antes de 2028”, observou ele.

Enquanto o Starship terá tecnologias tradicionais dos motores de foguetes, o sistema da China contará com um motor alimentado por ar. A vantagem da tecnologia é não precisar levar oxigênio, aumentando sua eficiência. Além disso, o novo sistema promete maior capacidade de cargas, junto da capacidade de operar a diferentes altitudes e de ser usado em viagens de longas distâncias.

As novidades sobre o sistema de transporte vêm após a China realizar um novo teste com um avião espacial suborbital, reutilizado pela segunda vez. Durante o teste, o veículo foi lançado do Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, e retornou para pousar em um aeroporto na Mongólia.

Fonte: Global Times, SCMP