China reutiliza avião espacial pela primeira vez
Por Danielle Cassita • Editado por Rafael Rigues |

Na última sexta-feira (26), a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), a principal contratante do programa espacial chinês, anunciou que reutilizou um avião espacial suborbital pela primeira vez. O procedimento representa mais um avanço no projeto do país, focado em desenvolver um sistema de transportes completamente reutilizável.
- Conheça o passado, o presente e o futuro do programa espacial chinês
- China procura cientistas para projeto de nave espacial que poderá medir 1 km
Segundo um comunicado da CASC, o veículo suborbital foi lançado do Centro de Lançamentos de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi. Depois, o avião pousou no aeroporto Alxa Right Banner, na Mongólia. A publicação não trouxe imagens do veículo ou os parâmetros do voo.
Na verdade, a única indicação de que o veículo em questão era, de fato, um avião espacial, estava no comunicado, no qual a CASC descreveu que o veículo “pousou suave e horizontalmente” no aeroporto. A missão discreta representa o segundo voo do avião espacial surborbital desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologias de Veículos Lançadores (CALT), uma subsidiária da CASC — o primeiro aconteceu em julho do ano passado.
No início do mês, a CALT havia lançado um outro avião espacial em uma missão orbital, e parece que ele ainda não voltou ao solo. É possível que tanto o avião espacial orbital quanto o suborbital sejam combinados para criar algum sistema de transporte espacial, com a capacidade de ser totalmente reutilizável.
Enquanto isso, a China segue trabalhando em projetos de outras naves e aviões espaciais também reutilizáveis: a Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China (CASC), por exemplo, está desenvolvendo o avião espacial Tengyun. Já a Space Transportation, empresa comercial chinesa, já soma mais de US$ 40 milhões que serão destinados a aviões espaciais hipersônicos.