Bólido brilhante cruza o céu diurno da Bahia e chama atenção com forte estrondo

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 19 de Maio de 2021 às 12h50
Clima Ao Vivo

Por volta das 10h02 desta última segunda-feira (17), o céu diurno da Bahia foi cruzando por um objetivo luminoso seguido de um barulho intenso. Tamanho era o brilho que, mesmo em plena luz do dia e com o céu parcialmente nublado, moradores da cidade de Brotas de Macaúba e também de Oliveira dos Brejinhos, ao norte do estado, conseguiram avistar o fenômeno. Posteriormente, especialistas confirmaram a suspeita: trava-se de um meteoro.

O meteoro que cruzou os céus da Bahia se tratava de um bólido, tipo de meteoro muito brilhante e que causa o estrondo ouvido por lá. Acontece que, por ser grande, mas nem tanto a ponto de ser uma ameaça, o meteoro leva mais tempo para se queimar durante sua entrada na atmosfera terrestre, normalmente acompanhando de um estrondo — quando ele explode e se desmancha de vez. Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, os relatos dos moradores combinados com as imagens obtidas confirmam a passagem de um bólido.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem de satélite revela uma mancha azul, provavelmente provocado pela passagem do bólido (Imagem: Reprodução/NOAA)

No Brasil, existem algumas redes de monitoramento de meteoros, como é o caso da Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), a qual, conforme apontou Zurita, recebe relatos de meteoros como este. O depoimento de testemunhas oculares é muito importante para a confirmação de um meteoro ou não. O Laboratório Sismólogo (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), monitora e divulga, em tempo real, qualquer atividade sísmica da região nordeste do país. "Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto", disse Aderson Nascimento, coordenador do laboratório.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez neste ano que um bólido brilhante como este chama a atenção dos moradores da Bahia. Em janeiro, um meteoro também cruzou o céu do estado durante o dia, sendo confirmado pelas imagens obtidas pela BRAMON. Zurita reforça que o bólido avistado nesta semana não tem relação alguma com aquele de janeiro.

Abaixo, você assiste ao momento em que o bólido cruzo o céu baiano, registrado pelas câmeras do Clima Ao Vivo — que monitora o céu da região:

Fonte: G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.