Publicidade

Bólido é avistado durante dia e provoca grande estrondo no Reino Unido; confira!

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Março de 2021 às 21h40

Link copiado!

Reprodução/O'Prey Family
Reprodução/O'Prey Family

No último dia 20 de março deste ano, um grande estrondo sônico foi ouvido pelas regiões do sudoeste da Inglaterra, País de Gales e ao norte da França. A causa do barulho, agora revelada, foi um bólido que, de tão grande e brilhante, foi observado durante o dia. Especialistas procuram reunir as peças que indiquem o possível local de quedo do que sobrou do meteorito — o qual pode fornecer informações valiosas quanto sua origem e até a formação do Sistema Solar.

Bólidos são um tipo de meteoro que, por serem grandes, demoram mais tempo a se queimarem durante a passagem pela atmosfera da Terra; por isso, o grande brilho que normalmente é acompanhado de um som parecido com o de um avião superveloz ou uma explosão. Segundo o astrônomo amador Richard Kacerek, integrante da Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido, o meteoro precisaria ser “muito grande” para ser visível durante o dia.

Continua após a publicidade

O forte estrondo provocado pela entrada do meteoro na atmosfera indica que ele teria tamanho suficiente para um pedaço alcançar o solo terrestre, como um meteorito (pedaço de rocha que sobra de um meteoro). Para pesquisas científicas, esta é uma ótima chance de capturar este pedaço vindo do espaço para entender a composição do Sistema Solar primordial.

O vídeo a seguir foi feito em Weymouth, Reino Unido, e nele é possível ouvir um grande estrondo:

Continua após a publicidade

Agora, especialistas reúnem mais relatos de quem avistou o fenômeno para tentar localizar o possível meteorito que sobrou desta rara bola de fogo cruzando o céu diurno.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com