Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bola de fogo em plena luz do dia sacode casas na Nova Zelândia

Por| Editado por Rafael Rigues | 07 de Julho de 2022 às 12h15

Link copiado!

Captura de Tela/Twitter/@1NewsNZ
Captura de Tela/Twitter/@1NewsNZ

Moradores da Ilha Norte, na Nova Zelândia, foram surpreendidos por uma “bola de fogo” cruzando o céu em pleno dia nesta quinta-feira (7). Segundo relatos das testemunhas locais, além do intenso brilho, o fenômeno também produziu um forte estrondo.

O fenômenofoi observado no início da tarde desta quinta (horário local), e segundo os cientistas provavelmente se trata de um meteoro. Embora tenha riscado o céu em poucos segundos, ele deixou um rastro de fumaça e, ao explodir, tremeu as janelas das casas.

Continua após a publicidade

Os sismólogos da Geonet registraram a suposta onda sonora produzida pela bola de fogo, enquanto os cientistas da Metservice acreditam ter registrado o objeto em si — ou o rastro deixado por ele — em seu radar. Muitas pessoas confundiram o forte estrondo com um terremoto.

O cientista espacial Duncan Steel explicou que o objeto possivelmente era um pedaço de rocha espacial. Quando rochas grandes (do tamanho de uma bola de rugby ou maior) atravessam a atmosfera a 30 km/s, elas queimam com um brilho intenso que pode ser observado mesmo durante o dia.

Algumas testemunhas também relataram ouvir estalos enquanto a bola cruzava o céu e que seus cabelos ficaram de pé. Allan Gilmore, do Observatório de Monte John, disse que os meteoros são acompanhados de carga elétrica que pode resultar em mais este efeito.

Continua após a publicidade

O diretor do Museu Otago, Ian Griffin, pede que o público que compartilhe fotos e vídeos do fenômeno. A partir destes registros, é possível estimar, por exemplo, o local da queda — se é que sobrou algo doa rocha.

Fonte: The Guardian