Veja a Estação Espacial Internacional passando em frente ao Sol
Por Patricia Gnipper | •
A Estação Espacial Internacional (ISS), cujo tamanho é um pouco maior do que o de um campo de futebol, orbita a Terra a cada 92 minutos. Posicionada a mais de 400 km acima da superfície do nosso planeta, a ISS navega ao redor da Terra a incríveis 27 mil quilômetros por hora, completando 15 órbitas por dia. E se estivermos posicionados no lugar certo e na hora certa, podemos até mesmo avistar a ISS no céu noturno a olho nu.
Mas Ian Griffin, diretor do Museu Otago da Nova Zelândia, ao saber que seria possível observar um trânsito da ISS passando em frente ao Sol, decidiu ir além. Ele explica que o trânsito foi previsto a cerca de 130 km de sua casa, então não pensou duas vezes antes de pegar seu telescópio, ligar o carro e dirigir por aproximadamente duas horas até chegar ao local certo, estando lá na hora certa para o registro.
Tudo isso aconteceu no dia 31 de janeiro, com a ISS cruzando o Sol bem rapidamente. De qualquer forma, Griffin garantiu que estava lá com seu equipamento a postos para fazer o registro.
E se você quiser ver a ISS a olho nu, saiba que daqui do Brasil isso é possível, mesmo se você morar em uma grande metrópole como São Paulo. Como a estação espacial é uma enorme estrutura feita de metal, ela acaba refletindo a luz do Sol que ali incide, e em noites de boa visibilidade, a ISS se torna o terceiro objeto mais brilhante do céu noturno (ainda que por um curto período de tempo).
Para observar a passagem da ISS no céu, primeiro você precisa saber quando ela passará acima de sua cabeça. Uma maneira de descobrir isso é acessando o site da NASA chamado Spot The Station. Ali, basta digitar o nome de sua cidade no mapa, clicar no ponto que representa o local certo, e então ser direcionado a uma página que mostra os próximos dias e horários em que a ISS passará acima dali. No caso de São Paulo, acessando o site no dia de hoje vemos que a próxima passagem da ISS acima da cidade acontecerá no dia 9 de março, às 19h50, e será visível por cerca de dois minutos.
Ainda, há apps que fazem essa previsão, também. Para Android, o ISS Detector é uma boa pedida, indicando por GPS exatamente para onde você precisa olhar no céu e o app também emite alertas para que você não esqueça do evento. Já para o iOS, um aplicativo similar é o ISS Spotter.
Fonte: ESA