Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Voo tripulado da nave Starliner é cancelado por problemas técnicos

Por| 06 de Maio de 2024 às 23h55

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

Foi por pouco, muito pouco. Os dois astronautas da NASA, que estariam a bordo da espaçonave Starliner, da Boeing, tiveram de esperar mais uma vez. A aguardada missão que seria lançada com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, foi cancelada duas horas antes do horário previsto.

Devido a um problema de escape de oxigênio em uma válvula do foguete, o lançamento teve de ser adiado e tem chances de ser remarcado para sexta (10). A Starliner estava agendada para inaugurar seu primeiro teste tripulado às 23h34 minutos (no horário de Brasília), direto da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). 

Continua após a publicidade

"O time de engenharia avaliou que o veículo não estava em uma configuração ideal para continuar com o lançamento hoje", avisou um oficial da missão em uma transmissão ao vivo da NASA Television. 

Tripulação

Os dois astronautas que participarão do lançamento são Barry "Butch" Wilmore e Suni Williams, ambos ex-pilotos de teste da Marinha Americana e veteranos como astronautas de longa duração da Estação Espacial Internacional. O objetivo é levá-los direto à ISS, onde a missão deve passar sete dias no complexo orbital da Estação.

Caso o lançamento aconteça, Wilmore e Williams irão compor a primeira tripulação a sair de Cabo Canaveral desde a missão Apollo 7, em 1968. Também serão eles os primeiros humanos a voarem ao espaço a bordo de um foguete Atals desde que Gordon Cooper o fez, em um Mercury Atlas-9 ainda em 1963. 

Fonte: Boeing Space (Twitter), NASA