Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Blue Origin revela data de próximo voo suborbital tripulado após pausa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Maio de 2024 às 11h22

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

O próximo voo suborbital turístico da Blue Origin, empresa fundada por Jeff Bezos, já tem data para acontecer. Segundo informações da companhia, a missão NS-25 deve ser lançada no próximo domingo (19), levando ao espaço seis pessoas. 

A tripulação é formada por Ed Dwight, ex-piloto de testes que foi escolhido em 1961 pelo presidente norte-americano John F. Kennedy para entrar na Escola de Pesquisa Aeroespacial de Pilotos. 

Trata-se de um programa da Força Aérea que era considerado uma etapa importante para o ingresso nas classes de astronautas da NASA. Apesar de ter sido recomendado para a agência espacial, Dwight não foi selecionado. Nas últimas décadas, ele trabalhou em monumentos de Dr. Martin Luther King, entre outras figuras negras que fizeram história.

Continua após a publicidade

Além de Dwight, o voo vai contar também com Mason Angel, fundador da Industrious Ventures. Ele vai estar acompanhado de Sylvain Chiron, fundador da Brasserie Mont Blanc, uma das maiores cervejarias artesanais na França. 

Por fim, a tripulação é composta também por Kenneth L. Hess, engenheiro de software que desenvolveu a Family Tree Maker. Ele vai estar junto de Carol Schaller e de Gopi Thotakura. Cada um vai levar cartões portais da Club for the Future, fundação da Blue Origin. 

A missão está programada para ser lançada das instalações da empresa no Texas em uma janela que se abre às 10h30 no horário de Brasília. A Blue Origin vai transmitir o lançamento e suas etapas a partir das 9h50. 

Voo da Blue Origin 

Como de costume, o voo vai contar com o veículo New Shepard, composto por uma cápsula e um foguete reutilizáveis. Após o lançamento, o foguete retorna para pousar em solo enquanto a cápsula segue viagem para ir além da Linha de Kárman, linha imaginária que estabelece o início do espaço a 100 km de altitude. 

Os passageiros na cápsula podem curtir alguns minutos da sensação de ausência de peso enquanto admiram a Terra em meio à escuridão do espaço. Cerca de 10 minutos depois, eles retornam ao solo. 

Como o nome indica, a missão N2-25 é o 25º voo geral do foguete New Shepard. Esta missão representa o fim de uma pausa nas missões turísticas da Blue Origin iniciada em 2022, ano em que o veículo apresentou uma anomalia e acabou destruído. Após investigar o ocorrido, a Blue Origin lançou um novo voo não tripulado em dezembro de 2023.

Continua após a publicidade

Fonte: Blue Origin