Belas fotos mostram o alinhamento planetário de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno

Belas fotos mostram o alinhamento planetário de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno

Por Danielle Cassita | Editado por Rafael Rigues | 28 de Abril de 2022 às 13h25
@SeVoSpace

O alinhamento planetário entre Vênus, Marte, Júpiter e Saturno continua e pode ser conferido bem cedinho, antes mesmo de o Sol nascer. O “desfile planetário” vem brilhando no céu desde o dia 18 de abril e seguirá visível até meados de maio.

Os alinhamentos planetários acontecem quando as órbitas dos planetas os trazem para a mesma região do céu — isso, claro, em nosso ponto de vista a partir da Terra. Estes fenômenos não são necessariamente raros, mas levam algum tempo para acontecer: Vênus, Marte e Saturno já estavam juntos no céu desde março, mas foi somente em abril que Júpiter se juntou a eles.

Simulação do alinhamento planetário no sudeste por volta das 5h00 (Imagem: Captura de tela/Stellarium)

Para observar nossos vizinhos, você não precisa de telescópios ou binóculos; basta procurar pontos brilhantes no céu na direção leste no fim da madrugada. Vênus é o mais brilhante de todos, e chama a atenção por sua luz esbranquiçada; já Júpiter vem em seguida, também brilhando com cor clara. Saturno é um pouco menos brilhante que os demais, e Marte pode ser diferenciado pelo seu brilho avermelhado.

Vale lembrar que Júpiter fica visível somente por volta das 4h00, e aparece mais próximo do horizonte que os demais planetas. Se você estiver em uma região com muitos prédios ou árvores, pode ter dificuldades para observar o gigante gasoso, então vale dar preferência a locais abertos, sem obstáculos para a visão.

Outra dica importante é diferenciar os planetas das estrelas no céu noturno. “As estrelas piscam, e os planetas, não”, ressaltou Michelle Nichols, diretora do observatório do Planetário Adler, em Chicago.

Caso sua região esteja com o céu coberto por nuvens ou você não tenha conseguido conferir o alinhamento planetário, fique tranquilo: selecionamos abaixo algumas fotos incríveis dos planetas alinhados no céu de diferentes lugares do mundo.

Confira:

Fotos do alinhamento planetário

Fonte: Via: Live Science, Australian Geographic

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.