Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em novo spacewalk, astronautas iniciam atualização de painéis solares da ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Junho de 2021 às 19h10

Link copiado!

Reprodução/Space_Station/Twitter
Reprodução/Space_Station/Twitter

Nesta quarta-feira (16), os astronautas Shane Kimbrough, da NASA, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), realizaram um spacewalk de sete horas e 15 minutos de duração. Durante a atividade extraveicular de hoje, eles instalaram o painel solar ISS Roll-Out Solar Array (iROSA) no lado esquerdo da Estação Espacial Internacional (ISS). Trata-se do primeiro de seis novos painéis, que fazem parte de um programa de atualização do sistema elétrico da estação.

A caminhada espacial foi iniciada às 09h11, no horário de Brasília, quando Pesquet e Kimbrough ativaram o fornecimento de energia da bateria de seus trajes espaciais antes de sair pela trava de ar Quest. Eles tiveram um pouco de dificuldade para fechar a cobertura da escotilha, tanto que Kimbrough levou mais tempo do que o planejado para configurar corretamente a cobertura de tecido dela. Com isso resolvido, eles avançaram e liberaram os cintos que prendiam o IROSA.

Continua após a publicidade

Contudo, antes de seguir, alguns problemas no traje de Shane foram observados, de modo que o astronauta precisou voltar imediatamente para a travar de ar para tentar reiniciar um dispositivo do traje. Felizmente, tudo correu bem com o componente e ele pôde retomar as atividades do lado externo da ISS. Assim, Kimbrough seguiu para os painéis P6 para realizar configurações, enquanto Pesquet trabalhava na ponta do braço robótico Canadarm2.

Depois que Pesquet se posicionou, a dupla alinhou o painel na estrutura de montagem. O IROSA estava acoplado de forma suave, mas ao tentar desdobrá-lo para deixá-lo na configuração de lançamento, houve uma interferência que impediu a configuração correta. Como já haviam passado seis horas de spacewalk, a equipe de controle em solo decidiu que seria melhor a dupla fotografar a interferência que ocorreu e deixar o IROSA em uma posição estável. Eles retornaram à trava de ar e desativaram a alimentação da bateria dos trajes às 16h26, finalizando o spacewalk.

Devido às restrições de tempo, Thomas e Shane não conseguiram montar as conexões elétricas necessárias para conectar o painel IROSA ao sistema elétrico do painel que estava lá anteriormente, e também terão que acionar parafusos para posicionar o novo painel em outra oportunidade. A dupla deverá realizar um novo spacewalk no próximo fim de semana para continuar a instalação, seguindo com atualização do sistema elétrico da ISS devido ao aumento crescente de demanda energética e desgaste dos painéis atuais, que já passam de 20 anos de uso.

Continua após a publicidade

O spacewalk de hoje foi o sétimo realizado por Kimbrough, que soma 46 horas e 15 minutos no espaço. Já Pesquet realizou sua terceira caminhada espacial, e agora tem 19 horas e 47 minutos passados no espaço. Os tripulantes da Estação Espacial Internacional já realizaram 239 spacewalks para realizar atividades de manutenção e montagem do laboratório, que somam o total de 62 dias, 18 horas e 28 minutos de trabalho no lado externo da estação.

Fonte: NASA, NASA Spaceflight, Spaceflight Now