Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas finalizam instalação de painel solar na ISS após caminhada espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Junho de 2021 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Neste domingo (20), Shane Kimbrough, astronauta da NASA, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), realizaram um novo spacewalk para finalizar a instalação do novo painel solar ISS Roll-Out Solar Array (iROSA), que foi colocado no lado esquerdo do laboratório orbital. Esta caminhada espacial durou 6 horas e 28 minutos, tempo que foi suficiente para os astronautas darem continuidade às tarefas que iniciaram no spacewalk anterior, realizado na semana passada.

Para iniciar as atividades, a dupla deixou a estação através da trava de ar Quest — e o começo do trabalho rendeu o vídeo abaixo. Produzida com a técnica de timelapse, a filmagem mostra a Terra entrando no campo de visão da câmera, enquanto acompanhamos os astronautas iniciando o trabalho com os novos painéis solares. Os novos componentes medem 19 m, e deverão funcionar durante 15 anos.

Continua após a publicidade

Para a instalação, os astronautas seguiram para o lado esquerdo da estrutura de energia do laboratório. Depois que chegaram lá, eles finalizaram algumas tarefas que começaram no spacewalk da última semana, que não foram concluídas em função de alguns problemas técnicos e tempo insuficiente. Assim, Kimbrough e Pesquet conseguiram desdobrar o novo painel solar e o prenderam na posição correta.

Eles também conectaram cabos ao fornecimento de energia da estação, concluindo a instalação do novo painel e, por fim, removeram e armazenaram componentes de hardware que serão necessários para a instalação do segundo painel solar iROSA. A dupla seguirá o trabalho de atualização dos painéis solares em um novo spacewalk, desta vez com foco nas unidades P6, e esta nova caminhada espacial deverá ocorrer na próxima sexta-feira (25).

A ideia é que eles conectem a segunda unidade iROSA ao canal 4b de energia elétrica, que fica no lado oposto da estrutura instalada no último fim de semana. Se tudo correr bem na nova atividade extraveicular, eles deverão repetir os passos que seguiram neste domingo para instalar o segundo componente iROSA. Estas tarefas fazem parte do trabalho de atualização dos painéis solares do laboratório orbital.

Continua após a publicidade

A estação tem oito canais de energia, cada um alimentado pela energia elétrica gerada por painéis solares. Contudo, os painéis originais foram lançados entre os anos 2000 e 2009, de modo que, com o tempo de operação, já perderam eficiência. Assim, a NASA está atualizando o sistema elétrico da estação com novos painéis, que vão cobrir parcialmente seis dos oito originais. Desta forma, a ISS terá energia suficiente para demonstrações de tecnologia futuras, como aquelas do programa Artemis, entre outros projetos.

Este spacewalk foi o oitavo realizado por Kimbrough e o quarto por Pesquet, sendo também o quarto que eles realizam juntos. Kimbrough já soma 52 horas e 43 minutos no espaço, enquanto Pesquest tem o total de 26 horas e 15 minutos. Os tripulantes da ISS já realizaram o total de 240 caminhadas espaciais para realizar atividades de montagem e manutenção do laboratório orbital.

Fonte: NASA, The Guardian, SpaceflightNow