Publicidade

Boeing quer lançar 1º voo tripulado da nave Starliner no sábado (1º)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Maio de 2024 às 13h01

Link copiado!

ULA
ULA
Tudo sobre Boeing

O primeiro voo tripulado da nave Starliner, da Boeing, deve acontecer no sábado (1º). Após uma série de adiamentos, o foguete Atlas V e a Starliner foram levados de volta à plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, para a missão Crew Flight Test (CFT). 

O lançamento não deve acontecer antes das 13h25 no horário de Brasília. A espaçonave vai levar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), marcando seu primeiro voo espacial tripulado.

Esta não é a primeira vez que a cápsula e o foguete vão à plataforma; na verdade, o sistema estava preparad lá para o lançamento que deveria ter acontecido em 6 de maio. No entanto, a Boeing e a NASA mudaram os planos.

Continua após a publicidade

Quando faltavam duas horas para o foguete deixar a plataforma, as equipes da missão identificaram uma anomalia no estágio superior do veículo e suspenderam a operação. O problema estava em uma válvula, que precisou ser substituída.

Com o procedimento, o lançamento da CFT ficou programado para 17 de maio; depois, houve outro adiamento, agora causado por um vazamento de hélio na Starliner. Após análises, a Boeing e a NASA determinaram que o ocorrido não é um problema grave. 

Se tudo correr bem na missão, a Starliner vai ser certificada para realizar voos operacionais, levando astronautas à ISS e trazendo-os de volta em segurança.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como ver o lançamento da nave Starliner

O lançamento da missão CFT está programado para sábado (1º), às 13h25 no horário de Brasília. A NASA vai começar a transmissão dos eventos da missão às 9h15.

Para acompanhar, é só acessar o site da NASA TV ou conferir as imagens no canal da agência espacial e da Boeing no YouTube.

Continua após a publicidade

Fonte: Boeing