Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nave Crew Dragon da SpaceX é migrada para outra porta da ISS

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Maio de 2024 às 12h00

Link copiado!

NASA TV
NASA TV

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, foi “estacionada” em outra porta na Estação Espacial Internacional (ISS). A mudança foi necessária para liberar o caminho para a chegada da Starliner, espaçonave da Boeing que vai ser lançada ao laboratório orbital na próxima semana.

Antes, a espaçonave estava na porta frontal do módulo Harmony. Os astronautas da missão Crew-8 começaram a desacoplagem às 9h52 no horário de Brasília, e menos de uma hora depois, a cápsula foi acoplada de forma autônoma a outra porta do módulo. 

O veículo chegou ao laboratório orbital no início de março, levando os astronautas Matthew Dominick, Michael Barrett, Jeannette Epps e o cosmonauta Alexander Grebenkin. A nave usada por eles também é chamada de Endeavour, apelido escolhido pelos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken. Eles estiveram na missão Demo-2 em 2020, o primeiro voo tripulado da cápsula. 

Continua após a publicidade

Com a mudança, a porta frontal do módulo Harmony pode receber a Starliner, que deve ser lançada na segunda (6). A missão vai ser o primeiro teste de voo tripulado desta espaçonave, e vai levar os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams para passar 10 dias na ISS. 

Esta não foi a primeira vez em que foi necessário mudar a posição de uma espaçonave Crew Dragon na ISS. Segundo informações da NASA, procedimentos semelhantes foram feitos nas missões Crew-1, 2 e 6.

Fonte: NASA