Publicidade

Astronautas voltam à Terra após mais de um ano no espaço

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
NASA TV
NASA TV

Frank Rubio, o primeiro astronauta dos Estados Unidos a completar um ano no espaço, já está de volta à Terra. Ele pousou no Cazaquistão nesta quarta-feira (27) acompanhado de Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, que se tornaram também os primeiros cosmonautas a conseguir este feito na Estação Espacial Internacional.

O trio deixou o laboratório orbital no início da madrugada de quarta (27). Eles pousaram no Cazaquistão às 8h17 no horário de Brasília, marcando o fim de uma estadia de 371 dias a bordo da estação.

Em 11 de setembro, Rubio superou a marca de 355 dias no espaço, que foi alcançada no ano passado por Mark Vande Hei. Agora, ele se tornou o astronauta norte-americano que serviu na missão espacial mais longa já registrada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já Prokopyev e Petelin são o sexto e sétimo astronautas da Rússia a passar um ano ou mais fora da Terra. Os cosmonautas Sergey Avdeev, Musa Manarov, Vladimir Titov e Valery Polyakov, da época da União Soviética, permaneceram mais de 365 dias a bordo da antiga estação espacial Mir.

O russo Prokopyev esteve em sua segunda missão, e agora soma o total de 568 dias em órbita, enquanto Petelin e Rubio serviram em suas primeiras missões. Durante a estadia na estação, eles completaram quase seis mil voltas ao redor da Terra.

Com o retorno deles, a Estação conta agora com os membros da Expedição 70, composta pelos astronautas da NASA Loral O’Hara e Jasmin Moghbeli. Eles estão junto de Andreas Mogensen, da Agência Espacial Europeia, e de Satoshi Furukawa, da agência espacial japonesa JAXA. Por fim, a ISS está abrigando também os cosmonautas Oleg Kononenko, Nikolai Chub, e Konstantin Borisov.

Fonte: NASA