Publicidade

Retorno da missão Ax-1 é adiado para a noite desta quinta-feira (21)

Por| Editado por Rafael Rigues | 20 de Abril de 2022 às 11h00

Link copiado!

Axiom Space
Axiom Space

O retorno dos quatro tripulantes da missão Ax-1, que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), foi mais uma vez adiada por conta do clima desfavorável no local de pouso nave Crew Dragon, na costa da Flórida. A missão privada, liderada pela Axiom Space, permanecerá no laboratório orbital até, pelo menos, a noite desta quinta-feira (21).

Na noite desta terça, as equipes da NASA, Axiom Space e SpaceX que lideram a missão, comunicaram o adiamento do retorno da tripulação. Em nota, a agência espacial informou que uma nova oportunidade de retorno da Ax-1 continuará sendo avaliada conforme as condições climáticas no local de pouso.

Continua após a publicidade

Os tripulantes da Ax-1 chegaram à ISS no dia 9 de abril, a bordo da nave Crew Dragon Endeavour da SpaceX. Eles estavam programados para partir da ISS na noite desta terça, pousando na costa da Flórida na manhã desta quarta. No entanto, o mau tempo na região levou ao adiamento do retorno.

Ao todo, a SpaceX tem sete locais de pouso distribuídos pela Costa Leste e na Costa do Golfo. A empresa monitora parâmetros como a velocidade dos ventos, altura e intervalo das ondas, bem como chuvas e raios antes de decidir se existe uma condição segura para o retorno da tripulação em questão.

A Ax-1 é a primeira missão totalmente privada à ISS. Durante sua estadia a tripulação, formada por Michael López-Alegría, Larry Connor, Eytan Stibbe e Mark Pathy, conduziu experimentos médicos e participou de eventos públicos e educacionais com instituições baseadas na Terra.

Continua após a publicidade

Breve atraso

O adiamento do retorno da Ax-1, provavelmente atrasará o lançamento da Crew-4, conduzida pela SpaceX sob contrato da NASA. Por enquanto, a missão segue programada para decolar na manhã do próximo sábado (22) a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Os quatro tripulantes da Crew-4 serão lançados a bordo da nave Crew Dragon para uma estadia de seis meses na ISS. Ainda assim, a SpaceX e NASA precisam de alguns dias entre o retorno da Ax-1 e o envio da Crew-4, para que a estação espacial não fique congestionada.

Continua após a publicidade

López-Alegría, ex-astronauta da NASA e comandante da Ax-1, disse que a experiência de ter participado da primeira missão privada à ISS foi incrível. A Axiom Space esta pagando a agência espacial pelas acomodações da tripulação, além do uso do sistema de suporte de vida, alimentação e banheiro.

Segundo o inspetor geral da NASA, Paul Martin, o preço estimado por um assento da nave Crew Dragon gira em torno de US$ 55 milhões. Mas a Axiom recebeu um desconto no valor da missão e, em troca, a Ax-1 trará de volta à Terra amostras de experimentos e equipamentos de pesquisa da agência espacial.

Fonte: Via Spaceflight Now