Asteroide "surpresa" passou próximo à Terra dias após ser descoberto

Por| 04 de Agosto de 2022 às 17h15

Christine Daniloff/MIT/Creative Commons

Nosso planeta recebeu uma visita inesperada nesta quinta-feira (4): um asteroide recém-descoberto, com tamanho estimado entre 170 e 380 metros de largura, passou próximo de nós às 1h23 (horário de Brasília).

Batizada de 2022 OE2, a rocha foi descoberta há pouco mais de uma semana, em 26 de julho, e chegou a uma distância mínima de 5,1 milhões de km, mais de 13 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O asteroide é da classe Apollo, nome dado àqueles que orbitam o Sol e cujo caminho pelo espaço frequentemente intersecta a órbita da Terra. Mais de 15 mil objetos como este são conhecidos e monitorados pelas agências espaciais.

Segundo a NASA, não há nenhum risco de impacto de um dos asteroides conhecidos com a Terra nos próximos 100 anos. Mas vale frisar o "conhecidos": estamos descobrindo novos objetos o tempo todo, e muitos deles vem de "pontos cegos" como na direção do Sol, onde não podem ser detectados pela maioria dos telescópios.

Por isso a NASA desenvolveu e lançou, em setembro passado, a missão DART, ou "Double Asteroid Redirection Test". Ela irá testar um novo conceito para evitar uma potencial colisão entre um asteroide e a Terra: em vez de destruir a rocha, como muitos sugerem, a ideia é enviar uma espaçonave para colidir em baixa velocidade com ela, dando um "empurrão" que mudará sua órbita e evitará o impacto. Isso, claro, se conseguirmos descobrir e chegar até ela a tempo.

O teste será feito colidindo a espaçonave DART contra Dimorphos, um asteroide de 160 metros de comprimento que orbita outro maior chamado Didymos, com 780 metros. E eficácia do impacto e a alteração na trajetória de Dimorphos serão acompanhados de perto por um cubesat europeu chamado LICIACube, e remotamente aqui da Terra, permitindo aos cientistas saber se o plano deu certo.

Fonte: Space